• Adevanir Vaz

Pouso Alegre volta a figurar entre as 10 mais desenvolvidas do Estado, segundo Firjan


Na região, porém, o município está atrás de Extrema, Poços de Caldas e Andradas. Segundo indicador, cidade tem alto índice de desenvolvimento em saúde, educação mas apenas moderado em emprego e renda

Cidade tem bom desempenho em Saúde e Educação, mas recua em emprego e renda, segundo Firjan

Pouso Alegre continua a integrar o seleto grupo de municípios brasileiros que alcançam alto índice de desenvolvimento na avaliação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Os dados constam no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado anualmente pela entidade. Segundo o levantamento, que avalia saúde, educação, emprego e renda, Pouso Alegre é a 9ª mais desenvolvida do Estado e está na posição de número 187 entre os 5,5 mil municípios brasileiros.

O estudo publicado no dia 28 de junho pela entidade é considerado a mais ampla avaliação dos índices de desenvolvimento dos municípios e tido como referência para o acompanhamento da evolução humana, econômica e social nas cidades brasileiras, orientando outros estudos e o desenvolvimento de políticas públicas. Para compor o índice, que varia de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1 melhor o desempenho), a Firjan utiliza dados oficiais. Os números divulgados na última semana tem como ano base 2016. O índice geral da cidade ficou em 0,8274 (valores acima de 0,8 são considerados de ‘alto desenvolvimento’).

Apesar de voltar a figurar entre as 10 mais desenvolvidas do estado, o que não ocorria desde 2015, quando análises dos dados de 2013 colocavam a cidade como a 5º mais desenvolvida de Minas, Pouso Alegre ainda fica atrás de outras três cidades da região: Andradas (2ª), Poços de Caldas (3ª) e Extrema (4ª), o que revela também a força do Sul de Minas, que coloca 4 cidades no top 10 do Estado.

Por setor

Base de dados do IFDM é de 2016

Dos três setores avaliados para compor o IFDM, Pouso Alegre só não alcança ‘alto desenvolvimento’ em emprego e renda. Com índice de 0,7211, a cidade tem desenvolvimento moderado neste quesito, segundo a Firjan. Saúde, com 0,8890, e Educação com 0,8722, alcançam ‘alto desenvolvimento’, conforme o estudo.

Desde 2005, quando a Firjan iniciou o levantamento, Pouso Alegre manteve evolução constante em Educação e Saúde. Em Educação, o município passou de desenvolvimento moderado, desempenho que manteve até 2009, para ‘alto desenvolvimento’ desde então. No quesito saúde, o município teve uma leve oscilação negativa, mas, ao longo do tempo, mantém uma ligeira e consistente evolução, passando de 0,8338 para 0,8890.

Mas é no quesito emprego e renda o pior desempenho do município. No primeiro levantamento do IFDM, o município tinha ‘alto desenvolvimento’ no setor, mas recuou a partir de então e, desde 2014, caiu para ‘desenvolvimento moderado’.

Metodologia utilizada pela Firjan considera números oficiais

#Cidade #Política

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com