• Adevanir Vaz

Operação contra fraudes prende esposo de administradora do CLIA


Delegacia especializada em fraudes da Polícia Civil de Belo Horizonte realizou mandado de busca e apreensão em Ouro Fino, na casa de David Maciel Filho, alvo da operação, e Elisângela de Oliveira, sócia da Armazém Gerais Sul das Gerais, empresa que administra o CLIA em Pouso Alegre

A delegacia da PC Especializada em falsificação e defraudação atua contra crimes de extorsão indireta, apropriação indébita, estelionato, contra a propriedade intelectual, de falsidade praticada pelo particular contra a administração em geral e outras fraudes. (Imagem: ilustração)

O Departamento antifraudes da Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou na quarta-feira (22) a 'Operação Ouro Fino', a nova fase da investigação que apura fraudes na compra e venda de crédito tributário. A ação chegou a David Maciel Filho, esposo de Elisângela de Oliveira Germiniani Maciel (que não é investigada), sócia da empresa que administra o CLIA, em Pouso Alegre. A residência do casal, que mora em Ouro Fino, foi alvo de um mandado de busca e apreensão.

A polícia chegou à fazenda onde vive o casal, às margens na MG-290, por volta das 6h. Os agentes encontraram 144 munições de pelo menos três calibres diferentes, entre eles 9 mm, de uso restrito do Exército. A ação da PC contou com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais, Inspetoria e chefia de polícia local. David Maciel Filho foi preso em flagrante pelo porte das munições e encaminhado à delegacia de Ouro Fino para prestar depoimento.

A assessoria de comunicação da Polícia Civil em Belo Horizonte informou que a operação também realizou mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP), mas não soube precisar os locais ou alvos da ação. Também de acordo com a assessoria, as fraudes envolvendo os créditos tributários já teria gerado prejuízos de R$ 23 milhões às vítimas do golpe.

A fraude

Crédito tributário é o direito do governo (União, Estados, DF e municípios) tem de cobrar e receber os dos tributos devidos pelas pessoas físicas ou jurídicas (pessoas ou empresas). Os tributos incluem, basicamente, impostos, taxas e contribuições de melhoria. O crédito tributário verifica a veracidade das operações lançadas pelo contribuinte.

Grupos têm se especializado em desviar créditos legítimos em favor de outras empresas ou vender créditos inexistentes prometendo a quitação de débitos tributários com grandes descontos. As autoridades têm combatido o crime em todo o Brasil, com ações já deflagradas em São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.

Quem é David Maciel Filho

O advogado David Maciel Filho já foi identificado como CEO do Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA) que opera em Pouso Alegre. Atualmente apenas a esposa, Elisângela de Oliveira aparece à frente do negócio.

No início de agosto, o JE mostrou que o CLIA é alvo de uma rumorosa disputa judicial. Elisângela é interpelada na justiça por outro sócio do empreendimento, a Stelita Empreendimentos Imobiliários Ltda, que questiona sua exclusão do quadro societário da empresa que administra o CLIA.

A prisão de David abre uma nova frente de crise para o CLIA, que terá que viver à volta com a briga entre os sócios e o caso de fraude envolvendo o esposo de sua atual administradora, que já se apresentou como CEO do empreendimento.

#DiaaDia

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com