Setembro Amarelo


Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Esta campanha é muito importante uma vez que os dados são alarmantes no Brasil (líder em suicídio entre os países latino-americanos) e no mundo (a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida).

A organização mundial da saúde (OMS) relata dados muito contundentes e que refletem muito dos conflitos internos enfrentados pelos jovens atualmente:

  • O suicídio é a segunda principal causa de morte em todo o mundo para pessoas entre 15 e 29 anos.

  • Pessoas com mais de 70 anos são mais propensas a cometer suicídio.

  • A depressão é o principal transtorno mental que acompanha as pessoas que cometem suicídio.

O comportamento suicida se divide em 3 fases: pensar em suicídio, tentativa de suicídio e consumação do suicídio.

Deve-se ficar sempre atento aos sinais de alerta presentes nas seguintes frases: “...estou pensando em me matar...” ou “ ... o mundo seria melhor sem mim...”.

Esta nova geração denominada iGen, Z ou pós-millennials é composta pelos jovens nascidos após 1995 e que sofre com mais casos de saúde mental (estresse, ansiedade e depressão) do que seus antecessores. Esta é uma geração também marcada pelo uso do smartphone cujo o uso abusivo pode atrapalhar nos relacionamentos interpessoais.

Os problemas amorosos e familiares, o bullying, o uso de drogas e álcool, são fatores que podem impulsionar o jovem para a tentativa de autoextermínio.

Os jovens precisam de atenção e diálogo na tentativa de contra-atacar os crescentes números da estatística do suicídio.

A prevenção é sempre o melhor tratamento!

#RafaelDinizAbrantes

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com