Volta às aulas: creches e escolas municipais retomam atividades
As creches e escolas municipais de Pouso Alegre retomaram as atividades nesta segunda-feira (11). Ao todo, cerca de 14,6 mil alunos retornam às salas de aula de 34 unidades escolares do ensino fundamental e educação infantil da rede municipal.
A volta às aulas se dá uma semana após a retomada na rede estadual. De acordo com a secretária de Educação, Leila Fátima Fonseca, o atraso foi resultado de atrasos nos repasses do governo estadual. "Tiramos essa semana para reorganização do nosso orçamento e também tivemos uma semana muito rica em estudos com os professores", informa a secretária.
Como é praxe na retomada das aulas, a semana que antecedeu o retorno dos alunos, os professores da rede municipal se reuniram para definir o calendário pedagógica para o ano de 2019. "Eles estudaram a BNCC [Base Curricular Nacional Comum Curricular], o currículo de Minas, a proposta pedagógica, os nossos objetivos para 2019", elencou Leila.
Na quinta-feira (07), os cerca de 1,2 mil professores que lecionam na rede municipal se reuniram no CAIC do São João para conhecer a programação pedagógica do ano.
Reorganização orçamentária
A secretária lembrou que alguns municípios da região ainda não retomaram as aulas. "Temos muitos municípios que não iniciaram as aulas hoje e nem [retomarão} [n]a semana que vem. Então, para nós, é um motivo de comemoração", afirma.
De acordo com a secretária a reorganização orçamentária da pasta garantiu que mesmo com repasses atrasados, o município retomasse as aulas com merenda, material didático e pagamento de fornecedores regularizados. Também segundo ela, a reorganização também contemplou o ano letivo que fica completo com a nova programação, não havendo prejuízo pela semana de atraso.
CEIM Recanto Feliz
O Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Recanto Feliz, em obras desde 2018, é a única unidade do município que não retomou as aulas nesta segunda. Por lá, as atividades terão início na próxima segunda (18).