Zema cria canal exclusivo para denúncias de corrupção


Zema visita Ouvidoria Geral do Estado, órgão que receberá as denúncias de corrupção (Foto: arquivo/divulgação)

Começou a funcionar nesta quarta-feira (20), em Minas Gerais, o Canal Anticorrupção, um telefone exclusivo para receber denúncias anônimas de corrução cometidas por servidores da administração pública. O número do telefone é o 162 do Disque-Ouvidoria.

Conforme o comunicado distribuído à imprensa, o canal "segue as diretrizes defendidas pelo governador Romeu Zema (NOVO) de pautar sua gestão na ética e transparência".

Ainda de acordo com o informe, "a campanha visa à investigação de denúncias que culmine na punição dos responsáveis por práticas de corrupção - fraudes, atos ilícitos, assédios e todas as formas de irregularidades na administração pública".

Canal exclusivo ganhou até selo

A ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud vê o canal como mais uma ferramenta que pode contribuir para mudar velhos hábitos. Ela pontua que “em tempos de corrupções corriqueiras na gestão pública, é absolutamente necessária a mudança de cultura no país”.

O canal não é exatamente uma novidade. A ouvidoria do estado e de órgãos de justiça já dispunham de ferramentas para receber denúncias de modo geral, mas o canal exclusivo e a publicidade devem alavancar as denúncias. No Distrito Federal, por exemplo, a ferramenta conhecida como "Disque Corrupção" foi lançada em 2011.

#Minas #Política

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com