Registrado primeiro caso de Dengue contraída em Pouso Alegre


Secretaria Municipal de Saúde confirmou primeiro caso de Dengue autóctone em Pouso Alegre (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de divulgar uma nota em que confirma o primeiro caso de Dengue autóctone (contraída) em Pouso Alegre. O registro foi feito nesta segunda-feira (12). O vírus circulante é o DEN-2. O paciente é um morador do bairro Primavera.

De acordo com a nota, confirmado o caso, os agentes de combate a endemias do município intensificaram ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt, o inseto transmissor da doença.

"Nesse momento, torna-se ainda mais essencial o papel de cada cidadão na luta contra o mosquito Aedes Aegypt, causador da Dengue. Cada um deve fazer sua parte, verificando seus quintais, limpando caixas d'água, calhas", atenta a nota.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da Dengue são: febre repentina, dores de cabeça e ao redor dos olhos, dores no corpo e machas avermelhadas. O órgão de saúde orienta aqueles que apresentarem um ou mais "desses sintomas combinados" a procurarem uma unidade de Saúde.

>> Confira a íntegra da nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde:

NOTA SOBRE CASO DE DENGUE

POUSO ALEGRE REGISTRA 1º CASO DE DENGUE DO MUNICÍPIO

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE POUSO ALEGRE INFORMA QUE FOI REGISTRADO NA SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO, O PRIMEIRO CASO DE DENGUE AUTÓCTONE, OU SEJA, CONTRAÍDA NO PRÓPRIO MUNICÍPIO. CONFORME ISOLAMENTO VIRAL, FOI CONSTATADO QUE O VÍRUS CIRCULANTE É O DEN-2. O PACIENTE É UM JOVEM MORADOR DO BAIRRO PRIMAVERA.

VÁRIAS AÇÕES ESTÃO SENDO INTENSIFICADAS PELOS AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS, A FIM DE ELIMINAR OS CRIADOUROS DO MOSQUITO AEDES AEGYPT.

NESSE MOMENTO, TORNA-SE AINDA MAIS ESSENCIAL O PAPEL DE CADA CIDADÃO NA LUTA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPT, CAUSADOR DA DENGUE. CADA UM DEVE FAZER SUA PARTE, VERIFICANDO SEUS QUINTAIS, LIMPANDO CAIXAS D´ÁGUA, CALHAS.

A SECRETARIA ESCLARECE AINDA QUE OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA DENGUE SÃO FEBRE REPENTINA, DORES DE CABEÇA E AO REDOR DOS OLHOS, DORES NO CORPO E MANCHAS AVERMELHADAS. SE VOCÊ SENTIR UM OU MAIS DESSES SINTOMAS COMBINADOS, É PRECISO PROCURAR UMA UNIDADE DE SAÚDE.

#Cidade #Saúde

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com