Projeto convida pouso-alegrenses a participarem de exposição coletiva no Mercadão


Projeto 'Encontros com a Arte Contemporânea' terá aulas práticas e teóricas abertas ao público. Ação vai culminar em exposição coletiva no dia 25 de maio, no Mercado Municipal, que além de abrigar uma exposição vai ganhar um obelisco de madeira construído pelos participantes do projeto

O Mercado Municipal foi inaugurado em 1893. Em 2004, ele foi reconstruído em celebração aos 122 anos de Pouso Alegre, alterando e modernizando sua arquitetura e instalações. Na última década, foi registrado como Patrimônio Imaterial do Município, conforme o Decreto Municipal n.º 4143/2013.

Como os pouso-alegrenses percebem e interagem com alguns dos espaços mais icônicos da cidade? E se desse para reunir a população para que ela representasse isso em forma de arte? É mais ou menos este o objetivo do projeto 'Encontros com a Arte Contemporânea', que propõe reunir os moradores, discutir e elaborar uma instalação artística coletiva e temporária no Mercado Municipal. Ação é patrocinada pela da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Registrado como Patrimônio Imaterial do município, o prédio onde a população se encontra para fazer compras de produtos tradicionais e prosear será alvo de uma série de estudos nos próximos dois meses, culminando em uma exposição e intervenção artísticas.

O projeto 'Encontros com a Arte Contemporânea' chega ao seu segundo ano com a inovadora proposta de desenvolvimento artístico coletivo. Trata-se de um curso livre gratuito sobre arte aberto ao público. Ele se debruça sobre espaços da cidade que têm alto valor cultural e histórico agregados e é ministrado pelos artistas e arte-educadores Arianne Vitale e Thiago Bortolozzo.

Em 2018, o projeto realizou estudos acerca da Estação Ferroviária de Pouso Alegre, onde funciona hoje a Casa da Cultura Menotti Del Picchia. Este ano, o alvo da atenção dos artistas será o Mercado Municipal.

O cronograma é o seguinte: nesta sexta-feira, 22, os coordenadores do projeto apresentam no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, a partir das 19h a concepção geral do projeto.

Na sequência, serão seis encontros, ao longo dos meses de março e abril, com aulas teóricas, atividades artísticas, imersão e pesquisa sobre o Mercado Municipal e seu entorno, e produção das peças artísticas para que, então, no dia 25 de maio, o trabalho elaborado pelos participantes seja exibido ao público.

Mercado Municipal é um dos espaços de comércio mais tradicionais da cidade (Foto: Ascom/Prefeitura)

Em trabalho coletivo, participantes vão construir obelisco de madeira

Para as ações práticas, os artistas propõem uma escultura pública temporária, na forma de um obelisco em madeira, criado coletivamente pelos participantes. "Os exercícios e propostas resultantes da oficina visam transformar, por um período de tempo, o Mercado e seu entorno", informa a Superintendência Municipal de Cultura.

Em um dos cartazes que anuncia o projeto, a pasta se aprofunda na proposta: "[o trabalho no Mercado Municipal pretende proporcionar diferentes canais de percepção

“Tido como um espaço público da cidade, o mercado se torna, mesmo que imaterialmente, um patrimônio cultural do município, por fazer parte das muitas memórias e das disputas que circundam ou participaram daquele espaço”, comenta Thiago Bortolozzo, artista e instrutor do projeto.

A partir da noção do espaço e da memória, o projeto se desenvolverá tendo como ferramenta a arte. Para Arianne Vitale, a criação artística pode revelar a percepção da cidade sobre o espaço. “O projeto pretende proporcionar diferentes canais de percepção do espaço cotidiano, através da revelação de camadas de memória a partir de ações artísticas criativas, performáticas e pontuais nos arredores do Mercado Municipal de Pouso Alegre”, conta a artista.

Quer ser um dos artistas dessa construção coletiva? Confira abaixo o cronograma de 'Encontros com a Arte Contemporânea':

22/03 (sexta-feira) 19h às 21h - Apresentação do projeto e aula teórica "Arte, memória e espaços" no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes

23/03 (sábado) 10h às 12h - Aula teórica "A Paisagem na arte moderna e contemporânea" no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes / 14h às 15h - Visita ao Mercado Municipal e seu entorno

24/03 (domingo) 10h às 12h - Atividades artísticas, imersão e pesquisa no Mercado Municipal e seu entorno

06/04 (sábado) 10h às 12h - Aula teórica “Arte, cidade e fenômenos urbanos” na Casa da Cultura Menotti Del Picchia / 14h às 17h - Imersão e pesquisa no Mercado Municipal

07/04 (domingo) 10h às 21h – Encontro e produção da exposição no Mercado Municipal

20/04 (sábado) 10h às 12h – Encontro e produção da exposição na Casa da Cultura Menotti Del Picchia / 14h às 17h – Encontro e produção da exposição no Mercado Municipal

27/04 (sábado) 09h às 11h – Encontro e produção da exposição no Mercado Municipal / 11h – Abertura da Exposição “Obelisco” e intervenções

25/05 (sábado) Horário a confirmar - Evento de finalização da exposição com ações artísticas no Mercado Municipal

O endereço do Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes (Antigo Fórum) é Praça Senador José Bento, nº 2, centro. Já a Casa da Cultura Menotti Del Picchia (Antiga Estação) está na Praça Josino de Araújo, s/nº, centro. O Mercado Municipal está situado na Av. Duque de Caxias 313 a 419, centro.

Mais informações sobre o projeto Encontros com a Arte Contemporânea podem ser buscadas na página oficial no Facebook (www.fb.com/encontroscomaartecontemporanea).

#Cidade #Cult

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com