Prefeitura retira arvore com risco de queda na Duque de Caxias


Planta é uma das duas árvores cuja supressão foi recomendada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente por estarem podres e apresentar risco de queda. Um Ipê Rosa, localizado na João Pinheiro, também será retirado

A Prefeitura de Pouso Alegre realizou nesta segunda (15) a retirada de uma árvore da espécie Sibipiruna que apresentava risco de queda. A planta localizada na Avenida Duque de Caxias, no canteiro da Praça do Imaculado Coração de Maria, é uma das duas árvores cuja supressão foi recomendada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) por estarem podres e apresentarem risco de queda, com possibilidade de ferir pessoas.

A segunda planta condenada é um Ipê Rosa, que será suprimido nos próximos dias da Praça João Pinheiro, em frente a Igreja de São Benedito. De acordo com a Prefeitura, o laudo do órgão ambiental recomenda o corte das platas, uma vez que elas apresentariam “brocas, presença de insetos, ramos secos, copa desfolhada e perda de grandes galhos”, ambas com o tronco em adiantado estado de apodrecimento.

O documento produzido pelo CONDEMA é assinado por seu presidente Rinaldo Lima Oliveira, que é também o secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura.

Ainda de acordo com o informe da Prefeitura, o COMDEMA apontou a queda de galhos do Ipê Rosa durante as últimas chuvas. Já a Sibipiruna apresentava "orifícios causados por insetos, com cavidades que envolviam de 50% a 70% do seu perímetro".

O órgão apontou também o fato de as plantas de grande porte estarem localizadas em regiões de grande circulação de pedestres e veículos. "O que potencializa os riscos de acidentes até mesmo fatais e prejuízos materiais", diz a Prefeitura.

O método utilizado para determinar a retirada das árvores seria o do Profº Dr. Rudo Arno Seitz (2006), estudioso referência em recursos florestais e engenharia florestal. A análise de risco realizada envolve a avaliação da base, do tronco e da copa da árvore, mediante critérios técnicos, bem como os possíveis alvos próximos que podem sofrer danos, caso haja queda das respectivas árvores.

#DiaaDia

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com