• Adevanir Vaz

Construtora doa prédio para abrigar unidade de saúde no Santa Edwiges, em Pouso Alegre


Centro de Saúde da Família deve atender até 4,5 mil pessoas. O novo espaço foi inaugurado no final da tarde desta sexta (26). Unidade conta com novos serviços, como odontologia, e atendimento deve ser ampliado até às 22h. Doação do prédio foi contrapartida para que Prefeitura liberasse condomínio residencial na região

Foi inaugurado na tarde desta sexta (26) o prédio que passa a abrigar a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atua na região do bairro Santa Edwiges, em Pouso Alegre. A construção de 294 m², sob um terreno de 464 m², foi uma das contrapartidas da empresa BRZ Empreendimentos para que a Prefeitura liberasse um enorme condomínio residencial do grupo na região.

"Algo que precisa ficar muito claro para a população de Pouso Alegre: isso daqui não custou um real para os cofres públicos. Isso daqui foi uma parceria com a BRZ, uma contrapartida por conta dos prédios que foram construídos aqui, porque nós sabemos, vai trazer uma população muito grande para cá e essa população e essa população ficaria descoberta, então para que nós autorizássemos o projeto, nós negociamos e ela cumpriu fielmente, não só fazendo aqui o Centro de Saúde, mas também assumindo a Praça, fazendo lá a ponte da Glória Ramos para trazer, de fato, condições de vida digna para o nosso povo", disse ao R24 o prefeito Rafael Simões (PSDB).

Até a inauguração do novo prédio, a unidade de ESF funcionava em uma pequena casa alugada. A partir do seu funcionamento no local, a cobertura de atendimento deve passar de cerca de 3,8 mil para 4,5 mil pessoas. A unidade é referência para bairros como o Recanto dos Fernandes, Recanto dos Barreiros, Jardim Santo Antônio, Vale das Andorinhas, São Joaquim, Santa Clara, Recanto dos Amigos e Vila Martins.

Outra novidade é a chegada de um dentista, que atenderá aos moradores de segunda a sexta-feira. Na unidade, estão reunidos serviços como consultas médicas, curativos, inalações, salas de reunião e de enfermagem e ações do programa saúde da família.

Segundo o prefeito, Rafael Simões, o centro de saúde ainda terá seu horário de atendimento estendido até às 22h, o que deve ocorrer, paulatinamente, com outras unidades de saúde semelhantes.

Centro de Saúde reúne serviços como consultas médicas, curativos, inalações, salas de reunião e de enfermagem e ações do programa saúde da família (Foto: R24)

Homenagem

Para homenagear a família dos construtores do prédio a unidade ganhou o nome de Centro de Saúde da Família, Norma de Morais Tolentino, matriarca da família que controla a BRZ Empreendimentos. Um de seus diretores, Quinto Tolentino, esteve no evento de inauguração. Ele foi homenageado pelo prefeito Rafael Simões e pela secretária de Saúde, Sílvia Regina, e ajudou a descerrar a placa de inauguração que levou o nome de sua mãe.

Expectativa

Para os moradores, a nova unidade, mais ampla e com novos serviços, chega em hora apropriada, já que o bairro vem crescendo muito nos últimos anos, pressionando a demanda por saúde. "O nosso bairro está crescendo muito e eu acho que isso daqui melhorou muito a infraestrutura do bairro. Antes a estrutura era bem modesta. Era uma casa alugada e não atendia todas as necessidades dos moradores", conta a moradora Eliana Ananias.

#DiaaDia #Saúde #Cidade

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com