Contra o suicídio na adolescência: município cria projeto 'Clima Escolar'


Orientadores educacionais discutem prevenção do suicídio na rede municipal de Educação (Foto: Ascom/PMPA)

O primeiro entre os mais recentes estudos a alertar para o vertiginoso crescimento do suicídio na adolescência foi um levantamento realizado pela Universidade de São Paulo (USP), que verificou um aumento de 24% no índice para esse grupo entre os anos de 2006 a 2015. O alerta levou o Ministério da Saúde a criar um boletim anual que, desde 2017, confirma que as taxas de suicídio crescem em todas as faixas etárias, em especial, entre os adolescentes.

Diante do quadro, a Prefeitura de Pouso Alegre criou o projeto 'Clima Escolar', proposta a ser aplicada na rede municipal de educação para prevenir a depressão e os transtornos psíquicos que podem levar ao suicídio.

O projeto foi formulado na última semana, durante uma oficina de capacitação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). A atividade, que reuniu orientadores educacionais da rede, inaugurou uma sala de formação criada pela pasta.

Os trabalhos que abordaram o suicídio na adolescência foram coordenados pela orientadora educacional da SMEC, Alessandra Patriota e pela psicóloga do Centro Integrado de Apoio Pedagógico (CIAP), Rafaella Maria Perlatto Capobianco Oliveira.

De acordo com a Prefeitura, a capacitação teve dois momentos. No primeiro, os orientadores discutiram formas de prevenção ao suicídio. Num segundo momentos, oficinas simularam atendimentos imediatos nas unidades escolares e formas de identificar e "como ajudar alunos com tendência ao suicídio".

#Educação

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com