• Adevanir Vaz

Pouso Alegre está entre as 100 cidades mais conectadas e inteligentes do país, diz estudo


Levantamento feito pela Urban Systems está em sua quinta edição e visa mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento considerando setores como tecnologia e inovação, meio ambiente e sustentabilidade, educação, saúde, saneamento, sustentabilidade econômica, entre outros

Levantamento nacional mapeou municípios com maior potencial em tecnologia e inovação, conectividade, sustentabilidade, saúde, educação, entre outros - Foto: Ascom/PMPA

Pouso Alegre está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país. A informação consta na quinta edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta terça-feira (17) pela Urban Systems, empresa de consultoria e inteligência de mercado. Segundo o relatório, o município ocupa a 67ª colocação na lista que é liderada pela cidade de Campinas (SP). Pouso Alegre subiu 11 posições em relação ao estudo de 2018, quando ficou na 78º posição.

> Acesse aqui a edição 2019 do ranking CSC

O levantamento tem alcance nacional e visa mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento. Pouso Alegre é a única cidade do Sul de Minas a aparecer no ranking. Minas emplacou 10 cidades na lista: Belo Horizonte (13º), Uberada (28º), Juiz de Fora (32º), Uberlândia (57º), Nova Lima (64º), Pouso Alegre (67º), Ipatinga *77º); Viçosa (85º); Montes Claros (90º); e Ouro Preto (92º).

Leia também:

> Confirmado primeiro caso de sarampo em Pouso Alegre

> Antes de voltar à NBA, Felício visita Estúdios Globo e grava novos capítulos para novela

> Área por onde vai passar a avenida do Faisqueira começa a ser aberta

As melhores performances de Pouso Alegre no levantamento foram nos indicadores de Meio Ambiente, quesito em que o município ficou na 82ª posição, e Saúde, na posição 99; Nos demais indicadores, o município não aparece entre os 100 melhores. Mas, na soma geral, obteve a média que a colocou entre os 100 cidades com melhor desempenho no estudo.

Sobre o levantamento

Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking Connected Smart Cities considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, o Ranking é composto por 70 indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento Connected Smart Cities.

Do total de 69,5 pontos conferidos pelo estudo, Pouso Alegre obteve 31,280. Campinas, a grande vencedora da edição, obteve 38,977.

#Cidade #Tecnologia

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com