Ação de combate a esmola teria reduzido número de andarilhos que passam por Pouso Alegre


Migrantes e pessoas em situação de rua são atendidos no Centro Pop, em Pouso Alegre - Foto: Ascom/PMPA

O número de migrantes e pessoas em situação de rua que procuraram o Centro Pop, órgão da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, em busca de passagem de ônibus teve uma redução de 29,7% em setembro. Conhecidos como 'trecheiros', esse público costuma engrossar a massa de andarilhos em Pouso Alegre. Para a Prefeitura, a redução seria um reflexo da campanha "Não dê Esmolas".

De acordo com a pasta de Políticas Sociais, em agosto, 148 pessoas procuraram o Centro Pop. O número caiu para 104 em setembro. A ação de conscientização à qual a Prefeitura atribui o feito teve início nos últimos meses com o mote "Não dê esmolas, mostre o caminho", seguido do número e endereço de locais para encaminhar os moradores de rua ou pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A divulgação da campanha foi feita com a utilização de outdoors, placas em vários pontos da cidade e na imprensa. O objetivo da ação seria o de conscientizar a população de que a esmola pode servir de incentivo à permanência nas ruas e o uso de álcool e outras drogas.

O Centro Pop é o principal órgão de assistência às pessoas em situação de rua e migrantes, que chegam ao município, sem um destino definido. Para o secretário de políticas sociais, João Batista Lima, os dados refletem o esforço conjunto da sociedade e dos equipamentos de proteção social. “Podemos observar que o número de moradores de rua vem diminuindo e estamos intensificando os atendimentos, no sentido de oferecer novas perspectivas de vida a esses cidadãos”, ressalta.

Serviço de atendimento

O serviço de atendimento do Centro Pop e da abordagem social pode ser acionado pelos telefones: (35) 99714-7610 e 3449-4140, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e das 19h às 23h (períodos noturnos e sábados).

#DiaaDia #Cidade

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com