Dom Edson Oriolo é ordenado bispo por Leopoldina


Dom Edson José de Oliveira durante ordenamento epscopal na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre

Ex-cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, com passagens por diversas paróquias da região, Dom Edson José Oriolo dos Santos foi nomeado bispo para a diocese de Leopoldina. A informação da escolha determinada pelo Papa Francisco foi feita através de carta de saudação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira, 30.

Dom Oriolo exerce o ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) desde abril de 2015 e será instalado na nova diocese em 25 de janeiro de 2020. A diocese de Leopoldina estava sem bispo desde dezembro do ano passado.

No documento, a CNBB deseja felicidades ao novo bispo da diocese e relembra palavras utilizadas pelo Papa Francisco na celebração realizada na terça-feira (29) na capela da Casa Santa Marta.

“A esperança é a mais humilde das virtudes, que somente os pobres podem ter; Se quisermos ser homens e mulheres de esperança, devemos ser pobres, não ligados a nada. E abertos para a outra margem. A esperança é humilde, é uma virtude que deve ser trabalhada – digamos assim – todos os dias: todos os dias é preciso retomá-la”.

Trajetória

Dom Oriolo nasceu em Itajubá, em 18 de setembro de 1964. Cursou o ensino médio e a graduação em Filosofia no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre. Graduou-se em Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP).

É mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Aristóteles pela Unicamp e em Marketing pela Universidade Gama Filho, onde também fez pós-graduação em gestão de pessoas.

Foi ordenado padre em 5 de maio de 1990, na Igreja Matriz de São José Operário de Itajubá.Trabalhou no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre como coordenador dos Estudos de Filosofia em 1990.

De 1991 a 1996, foi vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino. De 1997 a 2006 foi pároco na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata e foi cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

Foi vigário episcopal para o Sacramento da Confirmação, de 2007 a 2014. Foi também promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese, professor no Instituto Teológico São Tomás de Aquino e no Instituto Filosófico Aristotélico Tomista dos Arautos do Evangelho em Caieiras.

Em 15 de abril de 2015, foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e bispo-titular. Recebeu a ordenação episcopal em 11 de julho de 2015 na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

#DiaaDia

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com