Carne bovina está 24,5% mais cara em Pouso Alegre, diz levantamento


Alta nos preços da carne estaria ligada ao aumento das exportações com redução da oferta para o mercado nacional cuja demanda também se elevou - Foto: PxHere

A carne bovina em Pouso Alegre está, em média, 24,5% mais cara nos açougues e supermercados da cidade. O número faz parte de um levantamento regional feito pela emissora EPTV. O preço mais salgado para os consumidores é reflete a alta do boi gordo no mercado nacional. Na região, a arroba já passa de R$ 200 nesta terça-feira.

O levantamento também pesquisou preços nas outras duas maiores cidades da região. Em Poços de Caldas foi registrado o maior aumento. Por lá, o reajuste é de 39%. Em Varginha, a alta é menor, 18,5%.

E se o quadro está ruim para os consumidores na época em que há um pico no consumo de carne, a tendência é piorar. Isso porque os comerciantes afirmam que ainda não foi possível repassar todo o reajuste para o consumidor final.

Ao Canal Rural o analista do Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, explicou que a alta pode ser explicada pelo aquecimento das demandas interna e externa. Os registro de preços são os mais acentuados do século. Com a alta da exportação de carne brasileira para a Europa e China, a oferta para o mercado nacional diminui.

“O quadro de restrição de oferta continua ditando o ritmo das negociações, com os frigoríficos disputando de maneira agressiva lotes que possuem padrão China ou Europa”, afirmou o analista.

#Mercado

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com