• Adevanir Vaz

Vigilância Sanitária monitora buffet onde teria ocorrido surto de intoxicação alimentar em Pouso Ale


Ao menos 39 pessoas que participaram de um evento no local, na quarta-feira, 11, apresentaram sintomas de intoxicação alimentar. Buffet segue funcionando normalmente, mas é monitorado pela vigilância. Empresa alega que mantimento que pode ter provocado intoxicação não é produzido no local

Evento em que teria ocorrido o surto foi na última quarta-feira, 11 - Imagem: ilustrativa

Atualizado às 20h22

A Vigilância Sanitária de Pouso Alegre está monitorando o Buffet Bella Vista. Ao menos 39 pessoas que participaram de um evento no local, na quarta-feira, 11, apresentaram sintomas de intoxicação alimentar, no que está sendo considerado um "Surto de Doença Transmitida por Alimentos (DTA)".

A Vigilância abriu um procedimento de investigação após tomar conhecimento de diversos casos de pessoas que apresentavam sintomas análogos ao de uma intoxicação alimentar. "Após as devidas investigações, confirmou-se que 39 pessoas presentes no evento realizado no referido Buffet apresentaram o quadro condizente com Doença Transmitida por Alimentos (DTA)", registra o comunicado do órgão sanitário.

Foram coletadas amostras dos alimentos servidos no dia do evento. Elas serão analisadas pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED). De acordo com a vigilância, houve a interdição do lote de alimentos suspeito de ter provocado o surto.

Buffet está regular e não foi interditado Também de acordo com a Vigilância Sanitária, o estabelecimento possui alvará sanitário e não foi interditado. Ele está, no entanto, sendo monitorado pelo órgão, que informou ainda que o Buffet apresentou três nutricionistas responsáveis por assessorá-lo.

Buffet opera regularmente, de acordo com a Vigilância Sanitária, mas está sob monitoramento - Foto: divulgação

O Buffet informou a esta reportagem que está apurando o ocorrido juntamente com a Vigilância Sanitária. Ainda de acordo com o estabelecimento, "o cardápio é supervisionado por uma nutricionista em seus eventos e realiza amostras de todas as refeições servidas, como procedimento de rotina".

O estabelecimento também afirma que o mantimento sobre o qual recaem as suspeitas não é produzido por ele. A. "empresa imediatamente providenciou a compra de novos produtos, ingredientes e demais matérias-primas necessários para a realização dos demais eventos a serem realizados", informa.

Leia a íntegra da nota enviada pelo buffet:

No que tange ao mal estar sofrido por alguns convidados no evento ocorrido do dia 11/12/2019, o Bella Vista Eventos esclarece que está apurando o ocorrido juntamente com a vigilância sanitária para esclarecer o fato e dar os devidos encaminhamentos.

A empresa informa, ainda, que o cardápio é supervisionado por uma nutricionista em seus eventos e realiza amostras de todas as refeições servidas, como procedimento de rotina. De modo que amostras dos alimentos servidos no referido evento já foram recolhidas pela vigilância sanitária e devidamente encaminhadas para análise laboratorial e identificação da real causa do problema.

No mercado há mais dez anos, o Bella Vista Eventos está ciente de suas obrigações, razão pela qual a empresa imediatamente providenciou a compra de novos produtos, ingredientes e demais matérias-primas necessários para a realização dos demais eventos a serem realizados, ainda que a suspeita recaia sobre um mantimento que não seja produzido pela própria empresa, mas adquirido de terceiro. Por fim, o Bella Vista Eventos reafirma seu compromisso em não se furtar de eventual responsabilidade e a de prestar todo esclarecimento necessário, colocando-se à disposição do que for preciso.

#DiaaDia #Saúde

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com