Fé e tradição: grupos de Folia de Reis vão se reunir em frente à Catedral


Grupos de Folia de Reis se encontram na próxima segunda-feira na Praça Senador José Bento - Foto: Ascom/PMPA

As festas de fim de ano ficaram para trás, mas as celebrações cristãs continuam em Pouso Alegre. Na próxima segunda-feira, 06, a cidade sedia o Encontro de Folias de Reis. O evento organizado pela Superintendência Municipal de Cultura reúne quatro companhias da zona rural, de bairros e cidades vizinhas, na Praça Senador José Bento, a partir das 19h30.

Marca do folclore do interior do Brasil, as folias de reis, conhecidas também como Reisado e Festa de Santo Reis, reúnem gerações de músicos que se dedicam à cultura popular e à tradição cristã.

A festa remete aos 'Reis Magos' e sua jornada ao encontro do Menino Jesus, que acabara de nascer, cumprindo a profecia cristã. Um grupo ou companhia de Folia de Reis é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alferes e os foliões.

Os integrantes usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos (violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas). Cada grupo tem a sua própria bandeira ou estandarte.

Serviço: Encontro de Folias de Reis de Pouso Alegre e região Data: 06/01 Horário: 19h30 Local: Praça Senador José Bento (em frente à Catedral Metropolitana)

#Cult

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com