Presidente da Câmara retira homenagens das sessões ordinárias


Outra alteração é a mudança de projetos de lei que dão nome a ruas e logradouros públicos para a última sessão do mês. Ideia é garantir que sessões ordinárias sejam mais dinâmicas e produtivas. Medidas são resposta a críticas da população e marcam início da presidência de Rodrigo Modesto

Rodrigo Modesto assume presidência da Câmara e anuncia mudanças na dinâmica das sessões ordinárias - Foto: R24

O vereador Rodrigo Modesto (PTB) foi eleito no final do ano passado para presidir a Câmara de Vereadores de Pouso Alegre em 2020, último ano da atual Legislatura. Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 06, ele deu o tom de como será sua gestão à frente do posto de comando do legislativo municipal.

Modesto mostrou preocupação com a imagem da Câmara junto aos moradores. A fim de melhorar a relação, ele deve inserir mudanças nas sessões ordinárias, que deixam de ter as séries de homenagens propostas por vereadores a pessoas e instituições. As honrarias, vistas por muitos como uma maneira de agradar determinados segmentos em busca de votos, serão entregues em sessões solenes, destinadas exclusivamente às homenagens.

"A gente viu que nos últimos anos houve um aumento muito grande de homenagens. Nós devemos tirar a homenagem da sessão ordinária e passá-las para um dia diferente", afirmou o parlamentar.

Uma outra mudança nas sessões vai incidir sobre a pauta de votações. Os projetos que dão nome a ruas e logradouros públicos, que também são uma forma de homenagem e recebem crítica idêntica da população, serão concentrados na última sessão do mês.

Outra mudança prometida para a dinâmica das sessões é a reordenação de projetos de lei, a fim de dar mais tempo de debate em plenário para projetos que possuam maior relevância.

Horário estendido

O horário de funcionamento do Legislativo será estendido. A Casa passa a funcionar às 9h. Antes,o prédio era aberto a partir das 12h. O Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), que emite documentos e encaminha para vagas de emprego, deve ser o primeiro setor a funcionar no horário estendido.

Acesso facilitado

Outra medida adotada para aproximar a Câmara da população é uma reformulação no acesso aos gabinetes dos vereadores. Até então, populares só acessavam os gabinetes com audiência marcada e sendo anunciados aos vereadores. A partir de agora, após a identificação na portaria, será possível circular livremente pelos gabinetes.

*Jornalista metido a besta e bandeira-sulense radicado há 15 anos em Pouso Alegre. É editor da Rede Moinho 24.

*Este artigo não reflete necessariamente a opinião da Rede Moinho 24

#Política

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com