Prefeitura anuncia revitalização da Rua Antônio Scodeler


Única via que liga a região do Faisqueira ao Centro e BR-459, rua sofre com congestionamento, enchentes e falta de estrutura

Licitação para revitalização da via deve ter início em março - Imagem: reprodução

A Prefeitura anunciou esta semana que, após a temporada de chuvas, vai iniciar a revitalização da Rua Antônio Scodeler. A via é, hoje, o único acesso à região do bairro Faisqueira. Estreita, ela sofre com a falta de estrutura, congestionamento, nos horários de pico, e alagamentos recorrentes por conta do sistema de drenagem deficiente em um de seus trechos, cortado por um córrego.

O prefeito Rafael Simões fez o anúncio durante a semana, em visita a lideranças do bairro. De acordo com o chefe do Executivo, as obras devem ser licitadas em março. O político afirmou aos moradores que a via será completamente revitalizada, incluindo seu sistema de drenagem e passeios, que em alguns locais é inexistente.

O R24 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber o valor da obra e foi informado que as cifras ainda são desconhecidas, já que o projeto ainda estaria na fase inicial.

Via que corta a região do bairro Faisqueira é a única ligação com o centro e BR-459 - imagem: reprodução

Nova avenida

Na visita ao bairro, Simões falou também sobre o andamento das obras da nova avenida que ligará a região à BR-459. Segundo ele, o projeto enfrentou algumas dificuldades.

"Nós sofremos alguns percalços no caminho em decorrência de denúncias que foram feitas junto aos órgãos ambientais, junto ao Ministério Público por pessoas até que se dizem defensoras desse bairro, mas que, na verdade estavam trabalhando contra", criticou o político antes de dizer que essas já são águas passadas e o projeto, neste momento, espera apenas a aprovação da Caixa Econômica para seguir em frente.

A nova avenida foi anunciada em junho do ano passado pela Prefeitura. Ela funcionará como uma nova via de acesso entre a rodovia BR-459 e os bairros Fátima III, Loteamento São Pedro, Faisqueira, Monte Azul e Bella Itália. Localizados à nordeste da rodovia, esses bairros possuem uma única via de acesso para a cidade e é considerado um dos grandes gargalos de mobilidade urbana no município.

A obra, orçada no valor de R$ 20 milhões, será financiada pela Caixa Econômica Federal. Com cerca de 2,4 quilômetros de extensão, a via vai começar na altura do número 2.200 da Rua Antônio Scodeler, próximo à empresa Trifer, já no bairro Bela Itália. Daí em diante ela segue margeando a região, fazendo ao menos três conexões com vias internas do bairro.

Depois de dois quilômetros e meio, ela contorna o Hipermercado Baronesa e Mart Minas para desaguar na BR-459, onde ficava a Maria Fumaça. A via terá pista dupla, com ciclovia, duas praças, passeios e faixas elevadas.

#Cidade #Política

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com