Chuvas continuam até esta quinta-feira, afirma Defesa Civil


Poço Fundo foi uma das cidades mais atingidas. A parte baixa do município foi bastante atingida. Em Pouso Alegre, córrego no Faisqueira transbordou - Foto: reprodução/redes sociais

As chuvas que atingiram o Sul de Minas nos últimos dias devem continuar até esta quinta-feira, 13, informa a Defesa Civil de Minas Gerais. Espera-se chuvas entre 80 e 120 milímetros. Ao longo desta terça-feira, os temporais já provocaram estragos em diversas cidades da região.

Em Pouso Alegre, um córrego que corta os bairros Faisqueira e Fátima III transbordou, o município de Poço Fundo viu parte da cidade ficar debaixo d'água, condição semelhante à de Bandeira do Sul, próximo a Poços de Caldas. Em ambas as cidades, muitas famílias precisaram deixar seus lares.

Os rios Mandu e Sapucaí, em Pouso Alegre, estão sendo monitorados pela Defesa Civil da cidade. Os dois mananciais já subiram 2,5 e 1,8 metros respectivamente. Apesar da subida, os níveis ainda são considerados normais para a temporada de chuvas.

Nesta terça-feira, a Defesa Civil calculava que havia chovido ao menos 70 milímetros na cidade e eram esperados outros 50 milímetros para as próximas horas. O maior temor é que as chuvas das próximas horas façam transbordar córregos que cortam outros pontos da cidade, como ocorreu ontem na Rua Antônio Scodeler, no bairro Faisqueira.

Naquela região, a Prefeitura enviou uma máquina que produziu uma depressão em uma área próxima ao córrego a fim de de ajudar a drenar as águas das chuvas.

Nas redes sociais, a Defesa Civil estadual manifestou preocupação com a situação no Sul de Minas.

Estamos com um sistema metereológico trazendo muita nebulosidade. As chuvas vão continuar, inclusive no Norte de Minas e na área central do Estado, mas com um pouco mais de intensidade na Zona da Mata e no Sul de Minas. Alguns municipios já foram muito afetados, tivemos deslizamento de encostas, inundações de casas. No Sul de Minas, em especial, a gente continua com o monitoramento”, afirmou o coronel Rodrigo Souza Rodrigues, coordenador Estadual da Defesa Civil.

A Defesa Civil lembra que, em caso de tempestades, vendavais e granizo, a coordenadoria envia um alerta via SMS para os moradores de Minas Gerais. Para isso, é necessário enviar um SMS para 40199, informando o Código de Endereçamento Postal (CEP).

#DiaaDia

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com