• Adevanir Vaz

Infectologista chefe do HCSL tranquiliza moradores sobre casos suspeitos de coronavírus


O chefe do setor de Infectologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Breno Diniz Pontes, confirmou ao R24 na tarde desta quarta-feira, 26, a chegada ao hospital de três pacientes com suspeita de terem contraído o novo coronavírus.

Leia também:

> Três casos suspeitos de coronavírus são encaminhados para o HCSL, em Pouso Alegre

> Coronavírus chega ao Brasil. Pouso Alegre mantém protocolo do Ministério da Saúde

O médico orienta moradores a redobrarem medidas de higiene e reportar casos suspeitos, mas também tranquiliza, lembrando que não é necessário entrar em pânico, já que, até o momento, são casos suspeitos e, ainda assim, teriam sido contraídos em outro país. Veja o vídeo a seguir:

Eles foram transferidos de Varginha para Pouso Alegre em uma ambulância do Samu. O encaminhamento para o município se deve ao fato de o HCSL ter sido destacado pela Secretaria de Estado de Saúde como referência no tratamento e recepção de casos ligados ao coronavírus.

Os pacientes com suspeita de estarem com o vírus são de uma mesma família e fazem parte de um grupo maior de 10 pessoas que viajaram recentemente para a região de Lombardia, na Itália, mesmo local em que esteve o homem de 61 anos que, na noite desta terça-feira, 25, foi confirmado como sendo o primeiro caso da doença no Brasil.

Do grupo, apenas as três pessoas encaminhadas para Pouso Alegre desenvolveram sintomas leves, de acordo com a Vigilância Epidemiológica de Varginha.

Os pacientes ficarão isolados em um pavilhão do hospital preparado com cinco quartos especificamente para o isolamento. Eles então passarão por exames laboratoriais para confirmação ou não da infecção pelo coronavírus. Os exames serão enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado.

Durante a tarde, o HCSL divulgou a seguinte nota:

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é referência e estratégia no Sul de Minas para atender casos suspeitos do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde criou planos de contingência para lidar com eventuais pacientes com suspeita da enfermidade respiratória, cujo o surgimento ocorreu na cidade de Wuhan, na China, onde a maioria dos casos foram registrados e agora, recentemente no continente Europeu.

Existem três pacientes suspeitos de infecção em Varginha (MG) que estão sendo transferidos para as dependências do Hospital Samuel Libânio. Informamos que são casos suspeitos, e ainda serão submetidos a exames conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Os riscos relativos a disseminação da doença estão controlados e todas as medidas foram tomadas para proteger os pacientes e a população de Pouso Alegre.

#Saúde

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com