• Adevanir Vaz

Expresso Planalto recua e revoga restrição de horário para uso do passe escolar em Pouso Alegre


Empresa havia restringido o uso do cartão estudantil, que dá direito a 50% de desconto na tarifa, ao período do dia correspondente ao horário de estudo dos alunos. Mudança gerou ação no Ministério Público e revolta nas redes sociais. Empresa recuou após reunião com o prefeito Rafael Simões na tarde desta quarta, 26

Passe esolar volta a valer em qualquer horário do dia. Medida de restrição da Expresso Planalto havia gerado revolta nas redes e ação no Ministério Públio - Foto: R24

A restrição de horário ao passe escolar foi revogada. A partir desta quinta-feira, 27, o cartão de estudante pode ser utilizado em qualquer horário do dia. Desde 1º de fevereiro, a Expresso Planalto, concessionária do transporte público em Pouso Alegre, havia restringido seu uso ao período de aula dos estudantes. A medida gerou revolta entre os alunos e motivou uma ação no Ministério Público, movida pela vereador Dr. Edson (PSDB).

O recuo ocorreu na tarde desta quarta-feira, 26, depois que representantes da empresa se reuniram com o prefeito Rafael Simões (PSDB). Em vídeo, o político disse ter solicitado a volta das regras antigas. "Solicitei a eles que restabeleçam o que era executado no passado, ou seja, a partir de amanhã volta a funcionar como era antes", afirmou.

Na última semana, o R24, que noticiou a medida da Planalto com exclusividade, questionou a Prefeitura quanto à mudança que levou à restrição de horário de uso do passe escolar. Entre os questionamentos estava o pedido de esclarecimento sobre se a medida era legal, se tinha o conhecimento e o consentimento da Secretaria de Transporte e Trânsito, responsável por fiscalizar a concessionária de transporte público. Apesar de inúmeras tentativas de obter retorno, a assessoria de imprensa respondeu à reportagem que não haveria posicionamento à respeito.

Entenda

A carteirinha de estudante ou o passe escolar, que dá direito a 50% de desconto na tarifa de ônibus, foi restringida desde 1º de fevereiro e passou a valer em períodos específicos do dia em Pouso Alegre. Os horários pré-determinados deveriam ser informados pelo estudante mediante comprovação documental para uso exclusivo no deslocamento para os estudos.

Por exemplo: um aluno que estudasse de manhã, somente poderia fazer uso do benefício das 5h às 14h. A mudança foi informada no dia 17 de fevereiro pela Expresso Planalto, mas já vinha sendo adotada desde 1º de fevereiro.

"A necessidade de alteração surgiu com o objetivo de evitar fraudes e os consequentes problemas que afetam toda a estrutura de custos, podendo impactar, inclusive, no valor da passagem", informou a empesa por meio de um comunicado nas redes sociais.

Após a reunião desta quarta-feira, 26, no entanto, a mudança foi revogada e a carteirinha pode ser utilizada em qualquer horário do dia.

#DiaaDia

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com