As festas populares e a devoção a Nossa Sra. Aparecida



No Brasil, o mês de outubro é reservado para duas datas especiais, as comemorações pelo Dia das Crianças e a devoção a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.


Por todo o país, as comunidades católicas realizam suas festividades, com orações, missas, quermesses e carreatas. Aqui em Pouso Alegre, pude participar e presenciar esta devoção popular na comunidade de Nossa Senhora Aparecida e Santo Ivo, bairros vizinhos e situados próximo ao Carmelo da Sagrada Família.


Há seis anos, a comunidade do bairro decidiu reorganizar suas ações religiosas e reconectar os moradores por meio de ações sociais. Decidiram então, organizar a Festa de Nossa Senhora Aparecida, que também dá nome ao bairro.


Como já dizia o historiador José Ramos Tinhorão: a primeira missa celebrada no Brasil já foi diferente, pois foi celebrada com festejos, músicas e bailados. Assim, a cultura popular ganhou dimensão e força pelo país. A Festa de Nossa Senhora Aparecida deste ano teve a participação especial de Dom Majella, Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, na celebração da missa de quinta-feira, demonstrando que a comunidade deste bairro está bastante atuante nas missões ecumênicas e populares.


Foi uma festa típica de comunidade. Moradores, de forma voluntária, ajudando nos preparativos, no embelezamento, nas confecções dos tradicionais cartuchos de doces, na limpeza, nos temperos com sabores e aromas típicos de nossa culinária; na realização da festa das crianças e, acima de tudo, na participação com seus familiares nos dias de oração e na quermesse, esta festa que vem se tornando tradicional em nossa cidade.


Fica nossos parabéns a todos que, de forma unida, fizeram desta festa o encontro de amigos e irmãos de fé, o envolvimento de uma comunidade disposta a participar das mudanças do contexto de vivência.

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com