Borda da Mata monta barreiras sanitárias para monitorar entrada de visitantes

Medida foi adotada após São Paulo decretar feriadão antecipado. Cidade costuma receber muitos visitantes da capital paulista, um dos epicentros da pandemia de Covid-19 no Brasil




O município de Borda da Mata anunciou hoje que, a partir desta quarta-feira, 20, vai montar barreiras sanitárias para monitorar a entrada de visitantes. A medida foi adotada depois que São Paulo (SP) decretou a antecipação de feriados, parando a capital paulista até 24 de maio. A ação gerou temor no município do Sul de Minas de que a cidade pudesse receber um grande volume de visitantes vindos do maior epicentro da pandemia de Covid-19 no Brasil.


Ao todo, o município vai montar cinco barreiras sanitárias. Duas delas ao longo da MG-290, nos portais de entrada da cidade; outras duas nos acessos aos distritos do Cervo e Sertãozinho e uma última no acesso ao município de Tocos do Moji.


Quem passar por esses pontos de controle terá sua temperatura medida e será avaliado. Caso apresente sintomas suspeitos da infecção por coronavírus, receberá uma carta de encaminhamento para uma unidade de saúde de sua cidade de origem.


"Não iremos acolher pacientes de outras cidades para preservar nossos recursos aos bordamatenses, mas faremos todo o questionário e orientação para que as pessoas que vierem pra cá permaneçam em casa, utilizem máscaras e sigam todas as regras do município para o enfrentamento ao avanço do coronavírus”, diz a secretária de Saúde do município, Rosaly Esther.

O prefeito da cidade, André Marques (PSDB), explica que a decisão foi adotada juntamente com o comitê local de enfrentamento da Covid-19. O objetivo, de acordo com ele, é atuar de forma preventiva. "É fundamental que a população se conscientize e cada um faça a sua parte, assim como os visitantes que por ventura vierem para Borda da Mata, é importante seguir à risca todas as normas e recomendações dos órgãos de saúde", avalia.


Feriadão em São Paulo

Com a curva de contaminação subindo de forma acelerada, São Paulo decidiu nesta terça-feira, 19, antecipar feriados municipais para aumentar a taxa de isolamento social, em uma tentativa de tentar achatar a curva de propagação do vírus.


Para isso, foram antecipados os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) serão antecipados para esta quarta e quinta (21). Na sexta-feira (22), será declarado ponto facultativo na cidade.


O temor em Borda da Mata não vem do acaso. Historicamente, o Sul de Minas é um dos principais destinos dos paulistanos em feriados prolongados.

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com