Cidades da região permitem abertura de comércio, mas obrigam uso de máscara

Cidades como Itajubá, Borda da Mata e Ouro Fino flexibilizaram as medidas de restrição ao comércio, mas instituíram o uso obrigatório da máscara. Em Itajubá, medida vale até para quem estiver dirigindo

Cidades começam a obrigar uso de máscaras em espaços públicos e no comércio para frear covid e flexibilizar atividades econômicas - Foto: Mircea Iancu/Pixabay


Aos poucos, os municípios da região começam a flexibilizar as medidas de restrição ao funcionamento do comércio. A retomada das atividades, porém, ocorre com restrições de horário, limitações de público e com uma obrigatoriedade: o uso de máscaras.


Em Borda da Mata, desde esta sexta-feira, 08, os moradores estão obrigados a utilizá-la nos espaços públicos, no comércio e nas empresas. A deliberação foi anunciada ontem, 07, pela prefeitura do município, após deliberação do comitê local de enfrentamento à covid-19.


Além de deliberar pelo uso das máscaras, o município aderiu ao programa Minas Consciente, do governo de Minas, que prevê a retomada gradual das atividades econômicas. No caso da cidade, as mudanças se dão para bares, restaurantes e lanchonetes que passam a poder atender clientes de forma presencial em horários pré-determinados:


  • Almoço - 11:00h às 14:00h

  • Lanches - 10:00h às 18:00h

  • Jantar - 18:00h às 21:00h

  • Já as padarias poderão funcionar das 6h às 20h.


A obrigatoriedade do uso de máscaras foi adotada também em Ouro Fino e Itajubá. Na terra do menino da porteira, o uso é obrigatório dentro de comércios, indústrias, filas em bancos e casas lotéricas, instituições públicas e privadas e nos transportes coletivos e individuais.


Já em Itajubá, a obrigatoriedade será mais dura. Por lá, os moradores deverão utilizar as máscaras até dentro dos automóveis, sempre que o veículo tiver mais de um ocupante. A medida passa a valer a partir da próxima segunda, 11.


Obrigatoriedade no estado

Desde o final de abril, o uso de máscaras já era obrigatório em todo o estado de Minas por parte de funcionários que prestam atendimento ao público em órgãos públicos e privados. Já nesta quinta-feira, 07, o governo de Minas tornou obrigatório o uso de máscaras também nos ônibus de transporte coletivo intermunicipais e metropolitanos.

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com