Ibope inicia segunda rodada da testes para Covid-19 em Pouso Alegre

Insituto de pesquisa realiza levantamento nacional por amostragem para avaliar avanço da doença no país. 250 pessoas serão testadas de forma aleatória. Na primeira rodada de testes, realizada entre os dias 16 e 21 de maio, o levantamento não detectou nenhum infectado na cidade, que hoje tem 123 casos confirmados, com 87 recuperados e 4 mortes


Pesquisadores do Ibope recebem orientações do Departamento de Epidemiologia da Prefeitura antes do início da primeira rodada de testes - Foto: Arquivo/Ascom/PMPA


O Ibope Inteligência iniciou nesta quinta-feira, 04, a segunda etapa da pesquisa nacional que pretende medir o avanço do novo coronavírus no Brasil. Pouso Alegre é uma das 133 cidades que participam do levantamento denomidado EPICOVID19-BR. Ele é coordenado pela Universidade de Pelotas sob encomenda do Ministério da Saúde. Por aqui, 250 moradores serão testados, de forma aleatória, nos próximos dias.


A primeira rodada de testes na cidade ocorreu entre os dias 16 e 21 de maio. Nesse primeiro levantamento, que também aplicou testes rápidos em 250 pessoas, não foi identicado nenhum morador infectado. Segundo o estudo apresentado posteriormente pelo Ibope, isso indicaria que o nível de contaminação pelo vírus da Covid-19 na cidade estaria abaixo de 1%. No boletim epidemiológico divulgado ontem pela Prefeitura, a cidade registraca 123 casos oficiais acumulados da doença, com 4 mortes e 87 pacientes recuperados da infecção.


Tensão

A primeira rodada de testes do levantamento sofreu com a desinformação de alguns estados e municípios. Os pesquisadores do IBOPE chegaram a ser abordados por policiais militares e civis em estados como Mato Grosso e Minas Gerais. As autoridades alegariam depois que foram notificadas sobre a pesquisa depois que os pesquisadores já estavam nas ruas.


Em Pouso Alegre, a ida dos pesquisadores às ruas contou com a divulgação da Prefeitura, que afirmou ao R24 não ter ocorrido nenhum incidente durante a realização da primeira rodada de testes.


Resultados da primeira rodada da pesquisa

Nas ruas entre os dias 14 e 21 de maio, o EPICOVID19-BR realizou a pesquisa em 133 cidades, com 25.025 testes aplicados para o coronavírus. Em 90 delas, incluindo 21 das 27 capitais, foi possível testar pelo menos 200 pessoas, todas selecionadas por sorteio.


O estudo indicou que as principais cidades brasileiras têm sete vezes mais infectados pelo vírus do que os números oficiais. Conforme o levantamento, apenas nos locais pesquisados, 760 mil pessoas estariam infectadas (com a margem de erro, o número ficaria entre 705 mil e 867 mil).


Por outro lado, Pouso Alegre, não teve testes resultando positivo. Ao todo, 250 pessoas foram testadas aleatoriamente, sem que nenhuma delas apresentasse o vírus.


Os testes rápidos, porém, têm uma limitação: só detectam a doença se a pessoa estiver infectada há, pelo menos, 7 dias. Ou seja, muitas pessoas que fizerem o teste podem ter resultado negativo, mas estar infectadas e continuar sem saber disso.


Uma nova etapa da pesquisa do IBOPE está prevista para ser realizada em Pouso Alegre nos dias 04 e 05 de junho, quando novamente 250 pessoas devem realizar testes para o coronavírus.


Mais sobre a ação

O levantamento nacional contratado pelo MS é organizado pela Universidade Federal de Pelotas com o apoio do Ibope Inteligência. Dos 33.250 testes aplicados na primeira etapa, 250 foram feitos em Pouso Alegre. Outras duas etapas de testes estão previstas para abranger um total de 100 mil pessoas. A partir da amostragem, o MS pretende determinar o avanço do coronavírus no Brasil.


Ao todo, 2600 pessoas foram mobilizadas para aplicar os testes e entrevistar as pessoas que passaram pelo procedimento. Os dados coletados a partir do levantamento vão servir para balizar novas tomadas de decisão dos órgãos de saúde especialmente em relação às medidas de distanciamento social, que tem provocado um verdadeiro cabo de guerra entre governos estaduais e o governo federal.

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com