Mais uma clínica de dentistas que descumpriram quarentena por covid-19 é interditada

Desta vez, a interdição ocorreu em um consultório de Santa Rita do Sapucaí, onde casal de dentistas também atendia. Ao menos 125 pacientes atendidos pelos profissionais em SRS precisarão ser monitorados


Vigilância lacra clínica odontológica em Santa Rita do Sapucaí - foto: Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí


O casal de dentistas que teria desrespeitado a quarentena em Pouso Alegre e seguiram atendendo pacientes, mesmo depois que um deles contraiu covid-19, tiveram mais uma clínica em que atuam interditada. Desta vez, a interdição ocorreu em Santa Rita do Sapucaí, na manhã deste sábado, 18.



Leia também: Clínica diz que dentista não apresentou sintomas e se isolou quando testou positivo para covid-19



Ontem, a clínica em que o casal atua, em Pouso Alegre, já havia sido interditada pela Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Militar. A interdição em Santa Rita do Sapucaí ocorreu durante a manhã, em ação das vigilâncias sanitária e epdemiológica locais e teve acompanhamento do Conselho Regional de Odontologia (CRO).


Uma funcionária abriu a clínica para ação das autoridades de saúde. Além de lacrar o consultório dos dentistas, os órgãos recolheram fichas de pacientes atendidos no local nos últimos dias. Ao menos 125 deles precisarão ser monitorados.


A Prefeitura de Santa Rita informou que os órgãos de saúde vão iniciar o monitoramento de forma imediata e pediu que os pacientes não entrem em contato pelo telefone para não sobrecarregar as linhas dos órgãos de saúde.


Assim como ocorreu em Pouso Alegre, a Secretaria de Saúde de Santa Rita do Sapucaí registrou um boletim de ocorrência contra os dentistas. Os profissionais podem responder por crime contra a saúde pública.


Resultado positivo de dentista saiu na sexta

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí informou que um dos dentistas, a mulher, testou positivo para a covid-19. O resultado, porém, saiu ontem, 17. Ainda de acordo com a pasta, os primeiros sintomas foram manifestados no dia 11 de abril.


Já o esposo da mulher não apresentou sintomas para a doença. No entanto, ele também deveria respeitar o isolamento, uma vez que o contagio pode ocorrer sem manifestação dos sintomas, assim como a transmissão. Ambos os profissionais haviam sido notificados pelas autoridades quanto à necessidade de adotar o isolamento, mas teriam, manifestamente, violado a determinação.


Vigilância recolhe fichas de pacientes atendidos pelos dentistas. Eles precisarão ser monitorados - Foto: Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí

Uma terceira clínica em que o casal atuava, localizada em Congonhal, também foi interditada. Naquele município, ao menos 25 pacientes teriam tido contato com um dos destistas.


Abrange Odontologia divulga nota

A clínica interditada em Pouso Alegre por conta dos dentistas que teriam furado a quarentena se manifestou por meio de nota. A clínica nega que os dentistas tenham sido orientados a seguir isolamento e afirma que a dentista que testou positivo para a doença fez o teste por conta própria.


A nota ainda afirma que a dentista não teve sintomas e que colheu o material para exame por pertencer ao "grupo vulnerável à contaminação, mesmo não tendo nenhum sintoma da covid-19". A afirmação contraria o informado pelas autoridades de saúde, que informaram que a dentista manifestou sintomas no dia 11 de abril.



Leia a íntegra da nota:


Abrange Odontologia vem a público esclarecer os fatos publicados pela imprensa na tarde do dia 17 de abril de 2020.

Foi divulgado pela mídia que uma Dentista da Clínica Abrange havia sido “testada positivo” para a Covid 19, e que mesmo tendo sido notificada para permanecer em isolamento social continuou prestando atendimento aos pacientes na clínica, colocando todos em risco de contaminação.

Na verdade, a Dentista, profissional da Saúde, e por esse motivo pertencente a grupo vulnerável à contaminação, mesmo não tendo nenhum sintoma da Covid 19, exatamente para proteger seus pacientes e familiares, decidiu, por conta própria, realizar o Exame em laboratório particular. O material para o exame foi coletado no dia 14, terça feira e o resultado foi comunicado na sexta feira dia 17 ás 13h30min.

No momento em que foi comunicada do resultado pelo laboratório, a Dentista iniciou o isolamento, não tendo mais retornado ao consultório.

Os pacientes agendados para à tarde do dia 17 que não conseguiram ter a consulta desmarcada foram atendidos por outros profissionais.

Diferente do que foi divulgado pela impressa, a dentista em momento algum foi notificada ou orientada a fazer isolamento social antes do resultado do exame.

Todos os procedimentos realizados na Abrange seguem os mais altos padrões de biossegurança, procurando sempre preservar a segurança dos pacientes e profissionais.

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com