Por mais leitos pata tratar covid-19, HCSL transfere maternidade para o Santa Paula

O espaço servirá para tratar quadros leves da doença ou mesmo para abrigar novos leitos de UTI se houver necessidade


Maternidade do HCSL vai dar lugar a espaço de tratamento de covid-19 - Imagem: Arquivo/ Divulgação


A partir de segunda-feira, 13, a maternidade do Hospital das Clínicas Samuel Lbânio (HCSL) passa a funcionar no Hospital Santa Paula. A mudança faz parte do plano de contingência do hospital para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. O espaço servirá para tratar quadros leves da doença ou mesmo para abrigar novos leitos de UTI se houver necessidade.


Para viabilizar a transferência, foi firmado um contrato com o hospital partiular. "Toda assistência e cuidados foram determinados em contrato com o Hospital Santa Paula, objetivando manter a assistência às gestantes do SUS e de nossas operadoras de saúde credenciadas", informa o HCSL, que é referência no Sul de Minas para o tratamento da Covid-19.




A equipe médica que atende no Centro Obstétrico do Samuel Libânio será desloada para o Santa Paula. "Com a intenção de manter a qualidade da assistência, disponibilizamos para o Hospital Santa Paula toda nossa equipe médica de ginecologia, obstetrícia e pediatria" diz ainda o hospital.


O valor do contrato para a transferência da maternidade não foi divulgado pelas instituições.


Confira a íntegra do comunicado do HCSL:

A Direção do Hospital das Clínicas Samuel Libânio vem por meio deste comunicar que, a partir do dia 13/04/2020, o Setor de Maternidade e Centro Obstétrico serão transferidos para o Hospital Santa Paula.

Essa medida se fez necessária diante do enfrentamento da Covid-19 na microrregião de Pouso Alegre tendo em vista que o Hospital das Clínicas Samuel Libânio é o único Hospital na região credenciadopelo SUS (Sistema Único de Saúde) com estrutura física e organizacional para dar assistência aos pacientes com necessidade de internação moderada ou grave.

Na elaboração do Plano de Contingência, implementamos a estratégia de transferir a assistência ao parto para o Hospital Santa Paula. Assim, iremos utilizar a ala da maternidade como leitos de internação moderada ou se fizer necessário, criar mais leitos de UTI.

Sendo assim, toda assistência e cuidados foram determinados em contrato com o Hospital Santa Paula, objetivando manter a assistência às gestantes do SUS e de nossas operadoras de saúde credenciadas.

Com a intenção de manter a qualidade da assistência, disponibilizamos para o Hospital Santa Paula toda nossa equipe médica de ginecologia, obstetrícia e pediatria.

Pedimos compreensão neste momento e em breve estaremos novamente com nossas atividades normais e ainda mais fortalecidos.

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio está preparado para atender as demandas de pacientes para internações por Covid-19, trazendo segurança e qualidade aos nossos usuários. 



Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com