Pouso Alegre chega a 98 e sua regional de saúde a 405 casos de covid-19

Regional de Saúde teve maior aumento de casos em uma mesma semana desde o início da pandemia. Pouso Alegre passou a 98 casos confirmados da doença. Ocupação por pacientes com Covid-19 em UTIs ainda é baixa, mas quase dobrou em uma semana


Em Pouso Alegre, moradores vão às ruas de máscara para se protegerem do coronavírus - Foto: R24


A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre passou de 308 para 405 casos de covid-19 em uma semana. Este foi maior aumento registrado na região em uma mesma semana desde o início da pandemia e representa a soma de casos acumulados registrados em 37 dos 53 municípios que formam a regional.


Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado neste domingo, 24, pelo governo de Minas. Com base nesses números, o R24 faz o levantamento semana a semana, mostrando a evolução da pandemia na regional.


Com os dados de hoje, os municípios da SRS encerram a 9ª semana de pandemia, com registros entre os dias 16 e 23 de maio. Pouso Alegre (98), Extrema (70) e Poços de Caldas (43) seguem liderando o número de casos na regional.


Chama atenção o número de casos confirmados pelo estado em Pouso Alegre, que já se aproxima de uma centena. No último boletim divulgado pelo município na sexta-feira, 22, foram reportados 85 casos. Os informes também diferem quanto ao número de curados. Enquanto o boletim divulgado na sexta pelo município mostrava 63 pacientes recuperados, no levantamento divulgado hoje pelo estado, o número é menor: 56.


A divergência, porém, tem sido comum, já que os boletins divulgados pelo estado e municípios são fechados em momentos diferentes. A tendência é que os números se encaixem no decorrer dos dias, com os municípios divulgando sempre os números mais atualizados e estes sendo repassados ao estado.



Mortes e curados

Enquanto registrou 97 novos casos da doença, a regional também contabilizou mais 55 pacientes curados, passando de 178 para 233 pessoas que tiveram o vírus e conseguiram neutralizá-lo em seus organismos.


Mais um óbito ocorrido na regional entrou para a conta do estado esta semana, embora sua data de noitificação seja de 9 de maio. A regional soma agora 18 mortes provocadas pelo coronavírus desde o início da pandemia.



Ocupação nas UTIs

Já o número de leitos de UTIs ocupados teve um salto preocupante, embora a taxa de ocupação ainda seja baixa. Na última semana, eram 8 unidades de tratamento intensivo ocupadas por pacientes com covid-19, esta semana já são 15, um avanço de 87,5% no período.


A taxa de ocupação hospitalar é acompanhada com atenção pelas autoridades de saúde, já que a capacidade de prestar cuidados intensivos a casos graves da doença é a grande preocupação em torno do vírus, que tem potencial para colapsar sistemas de saúde ao levar à internação de um grande número de pacientes ao mesmo tempo, superando a capacidade de atendimento do sistema.



Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com