Pouso Alegre segue com menor índice de distanciamento social entre as maiores da região


Se em uma ponta, com 48 casos registrados da doença, Pouso Alegre lidera o número de pacientes infectados pela Covid-19, em outra, o município é o que ostenta o menor índice de distanciamento social entre as três maiores cidades da região. Na última semana de abril, a cidade marcou 41,81% de pessoas que se mantiveram em isolamento contra 46,28% de Poços Caldas, município que anotou o melhor índice.


Os dados são da empresa de segurança In Loco, que faz o cálculo a partir de um software que utiliza geolocalização de uma base de dados de mais de 60 milhões de celulares em todo o Brasil. Ele considera que a pessoa deixou o distanciamento social toda vez que ela deixa seu bairro.


O maior índice de distanciamento social alcançado pela cidade em abril se deu na segunda semana, quando chegou a 44,2% de distanciamento. No caso de Poços de Caldas, o maior índice, de 52,30%, foi atingido na 1ª semana do mês. Em Varginha, o melhor desempenho também ocorreu na primeira semana do mês: 47,88%.


Nenhum dos municípios atingiram o percentual ideal apontado pela Organização Mundial de Saúde como suficiente para fazer frente à propagação da covid-19, que é de 70%. Além disso, o índice de distanciamento social está em queda em todas as cidades, que flexibilizaram as medidas restritivas em razão da pandemia nas últimas semanas.


Confira no gráfico:


O cálculo

O cálculo feito pela empresa In Loco é semelhante ao Índice de Mobilidade Comunitária do Google. Por meio de geolocalizador integrado a aplicativos parceiros, a empresa localiza a posição do celular e considera que uma pessoa não cumpre o distanciamento sempre que deixa seu bairro.


De acordo com a In Loco, os dados são colhidos sem individualização, mantendo a identidade dos usuários anônimas. A base de dados da empresa congrega 60 milhões de dispositivos em todo o país. Apesar de de ser um número elevado, trata-se de uma amostra, que não reflete a totalidade da população.

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com