PSL vê reaproximação de Bolsonaro e aposta em renovação da direita em Pouso Alegre

No meio da semana, partido inaugurou base em Pouso Alegre para servir de apoio a candidatos de mais de 80 cidades do Sul de Minas. Dia foi marcado por visita do deputado federal Charlles Evangelista, que preside a sigla em Minas. Ele recebeu correligionários e fez um tour por bairros da cidade ao lado do pré-candidato a prefeito Sargento Silveira


Presidente do PSL mineiro visitou bairros da cidade ao lado do pré-candidato da sigla à prefeitura de Pouso Alegre - Foto: divulgação


Pouco antes das 21h de quarta-feira, 15 de julho. No piso acima do restaurante Ponto Chic, no Centro de Pouso Alegre, o 'QG' do Partido Social Liberal no Sul de Minas está funcionando há poucas horas. Nesse curto espaço de tempo, passaram pela base, que deve servir de ponto de apoio para dezenas de candidatos que vão concorrer às prefeituras e câmaras da região, dezenas de políticos e militantes. Todos eles queriam falar com o deputado federal Charlles Evangelista, uma das estrelas ascendentes e presidente do diretório mineiro da sigla que, há pouco tempo, abrigava o atual ocupante do Palácio do Planalto.


Um grupo de Bom Repouso, de pouco mais de 10 pessoas, está sentado em um semicírculo. Enquanto narram as circunstâncias da corrida eleitoral na cidade, olham ansiosos para o deputado a espera de conselhos e estratégias eleitorais para vencerem o pleito. Charlles ouve atento. Ao tomar pé da situação, pontua as ações que considera importantes para vencer a "velha política" no município de seus correligionários.


Descrita assim, a cena poderia dar a entender que se tratava do encontro entre jovens políticos e um ancião, mas está longe disso. Charlles Evangelista tem apenas 35 anos e, como muitos de sua geração, uma carreira meteórica na política, catapultada pelas redes sociais e o movimento conservador que pautou o debate público nos últimos anos.


Natural de Juiz de Fora, ele concorreu à Assembleia de Minas, em 2014 pelo PROS, mas não obteve os votos necessários para conquistas uma cadeira no Legislativo estadual. Dois anos depois, conheceria sua primeira vitória nas urnas, ao ser eleito para a Câmara de Vereadores de Juíz de Fora, pelo PP, com 2.625 votos. Mais dois anos e, agora pelo PSL, ele se elegeria para a Câmara Federal com 51.626.


Defensor da Lava Jato, de pautas anti-corrupção e do endurecimento do código penal, Charlles é servidor público do TJMG, onde exercia o cargo de oficial de justiça. É casado com a Delegada Sheila, deputada estadual também pelo PSL e igualmente conhecida pela defesa de causas ligadas à segurança pública e pautas conservadoras. Ela é pré-candidata à prefeitura de Juiz de Fora.


Pator Jeferson comanda base de apoio para candidaturas da sigla em mais de 80 cidades do Sul de Minas - Foto: R24

Espaço para renovação da direita em Pouso Alegre

Mas o que trouxe o deputado a Pouso Alegre? Além de encontrar políticos da região, Charlles cumpriu uma agenda por bairros da cidade com o pré-candidato do partido à prefeitura de Pouso Alegre, o Sargento Silveira.


A eleição do presidente Jair Bolsonaro marcou a ascensão de uma nova direita, calcada em apoio popular articulado principalmente por meios virtuais, assim como colocou a pauta conservadora no centro do debate político. Pouso Alegre, no entanto, é governada por um político considerado conservador, apoiado por figuras tradicionais da direita, como o deputado federal Bilac Pinto. Há espaço para essa nova direita no município? O R24 perguntou ao deputado:


União da direita e reaproximação com Bolsonaro

Com os últimos acontecimentos, com a aproximação do presidente Bolsonaro com o próprio PSL, com os partidos de centro, eu acho que tanto a direita mais radical, ligada ao Bolsonaro, quanto a 'direita centro direita', não veem outra alternativa a não ser caminhar junto. É uma oportunidade que tem de poder seguir um mesmo caminho para evitar que a esquerda volte ao poder ou evitar que políticos que vêm governado há muito e muito tempo, provando que deu errado, continue.


Em Pouso Alegre, a direita vai se unir?

Eu acho que direita, direita, é o nosso candidato Sargento Silveira. Ele mostra isso com as ações. É um policial militar que defende e valoriza a segurança pública, fazendo um trabalho também muito grande, muito bacana no bairro São Geraldo, no bairro São João... um trabalho muito grande com relação ao social.


Cumpriu a sua missão na Polícia Milita com 28 anos de policial militar, uma vida pregressa, prendendo vários bandidos que vinham aterrorizando a população. E, assim, a população vai poder fazer a sua avaliação. Quanto mais candidatos de direita tiver, é bom para que a população faça a avaliação. Quanto mais candidato de direita tiver e menos de esquerda melhor.


A atuação do parlamentar e o PSL no Sul de Minas

Tive pouquíssimos votos aqui no Sul de Minas. Depois que eu assumi a presidência estadual do partido, em novembro, com 120 comissões, nós montamos 333 comissões. Hoje, eu tenho dois coordenadores políticos no Sul de Minas, que é o pastor Jefersson (em Pouso Alegre e região) e o Leonardo (em Varginha e região de Alfenas). E a gente começou a ter uma grande receptividade. Percebo que a população do Sul de Minas ficou um pouco carente com relação a deputados federais. Tem alguns deputados que representam a população e fazem isso muito bem, mas não tem como ser unanimidade; e tem alguns deputados que representavam, que perderam a eleição.


Acho que essas pessoas tem nos procurado e a gente tem buscado atender da melhor forma possível, buscando destinar recursos, inclusive destinando recursos para cidades que não tivemos votos em 2018. Mas, como fomos eleitos com independência total, sem apoio de prefeitos, sem apoio de vereadores, sem apoio de grupos políticos, a gente pode construir essa nova base.


Visita aos bairros da cidade

Foi um pedido do nosso pré-candidato a prefeito Sargento Silveira. Ele queria nos mostrar alguns pontos da cidade e até me chamou muita atenção, porque várias cidades que a gente vai visitar, às vezes, querem nos levar em pontos turísticos, alguma coisa assim... e ele fez questão de levar a gente em bairros humildes, comunidades humildes aqui da cidade, até para que a gente possa ter um contato direto com a população, ver com os próprios olhos o que a população passa, o que eles sentem, a temperatura que as pessoas estão sentindo com relação às próximas eleições. E, obviamente, ele quis mostrar também uma força política de poder levar um deputado que ele tem relação, que pode trazer investimentos para a cidade.



Acho que num todo o Sul de Minas é um povo sem explicação. Eu falo que eu já adotei o Sul de Minas como a minha base eleitoral. Eu tenho certeza que na próxima eleição a gente vai fazer uma grande diferença aqui, na eleição de 2022, mas não pensando só em eleição, pelo trabalho que a gente vai desenvolvendo. A gente conversa aqui com as pessoas. As pessoas passam uma confiança muito grande. Essas pessoas enxergam na gente um representante e isso nos gera uma grande responsabilidade. Acho que a gente tem que cumprir isso à altura, mesmo tendo uma base forte na Zona da Mata mineira, eu acho que eu sou deputado de toda Minas Gerais.


Espaço para novas lideranças da direita na região...

Eu acho que o espaço deles... eles são pessoas totalmente respeitadas. O Bilac, por exemplo, é meu amigo, colega de bancada. Uma pessoa séria, muito respeitada, mas ninguém é unanimidade. E uma coisa que a gente trabalha muito com relação à bancada, que somos 53 deputados e, na verdade, a gente não tem uma concorrência um com o outro. Na minha cidade, por exemplo, tem vários deputados que chegam, fazem um trabalho... Ele é muito respeitado, tem um trabalho muito bem desenvolvido, mas a cidade está aberta, quanto mais recurso melhor e a população valoriza os representantes que investem na cidade, que traz recursos, que quer o melhor para a população.


Deputado reunido com grupo da cidade de Bom Repouso - Foto: R24

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com