Regional de Pouso Alegre chega à 7ª semana de pandemia com maior número de mortes por covid-19

SRS de Pouso Alegre, que abriga 53 cidades, registrou 6 mortes esta semana, o maior número em uma mesma semana desde o início da pandemia. Ocupação hospitalar, no entanto, segue baixa. Desde a penúltima semana de março, 24 cidades da região contabilizam 218 casos confirmados de covid-19



Cidades da região como Borda da Mata, Ouro Fino e Itajubá obrigaram uso de máscaras - Foto: Mircea Iancu/Pixabay

As 53 cidades que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre chegaram neste sábado à 7ª semana de pandemia do novo coronavírus. A primeira confirmação ocorreu em Poços de Caldas, no dia 20 de março. A primeira morte foi registrada no dia 5 de abril, em Pouso Alegre. Desde então, são 218 casos confirmados em 24 cidades da regional.


Desse total, 15 pacientes não resistiram às complicações da infecção e morreram. Apenas esta semana, foram registradas 6 mortes na regional. Este é o maior número registrado em uma mesma semana desde o início da pandemia.


Os dados constam no boletim epidemiológico deste sábado da Secretaria de Estado de Saúde.


A ocupação hospitalar na regional, no entanto, segue baixa. Pouso Alegre, a cidade que sedia a SRS, afirmou esta semana que a lotação de UTIs por pacientes com a doença está em torno de 10%, o que indica que o número de casos ainda não pressiona o sistema de saúde.


Mas os dados ainda não indicam que esta possibilidade possa ser descartada neste momento. Esta semana, a reginal de saúde registrou 43 novos casos da doença. Em números absolutos, foi o segundo maior aumento registrado. Fica atrás apenas da 6ª semana, quando foram confirmados 58 casos.



Pouso Alegre, Extrema e Poços de Caldas são as cidades da regional com o maior número de casos. Juntos, os três municípios respondem por 56,8% dos registros na região e 60% das mortes. Além dessas cidades, apenas Cambuí e Itajubá têm mais de 10 casos da doença.


O levantamento da SES-MG não elenca os dados mais recentes de todos os municípios. Por isso, em alguns casos, os boletins atualizados pelos cidades podem trazer números diferentes do apresentado pelo órgão de saúde.






Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com