Salve 13 de maio! Salve o congado!



Uma das mais belas manifestações da cultura popular brasileira, o congado nasce nas senzalas do Brasil escravocrata, ganha a força divina de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia e, com o passar dos anos, se torna um patrimônio imaterial da cultura brasileira.


Derivado de elementos das culturas africanas dos negros de origem Banta, ganhou força e concretude como manifestação cultural primeiramente nos Estado de Minas Gerais e Pernambuco, onde até hoje está presente nos cortejos de festas religiosas. Mas é no dia 13 de maio, dia da libertação da escravidão, que os ternos de congos espalhados por todo nosso território continental saem para reproduzir os gritos de liberdades ao som dos batuques e cantorias.


A pequena cidade de Gonçalves, no Sul de Minas, carinhosamente conhecida como a Pérola da Mantiqueira, organizou uma roda de conversa sobre congado. Fui convidado pela Secretaria de Cultura e Turismo e pelo Conselho do Patrimônio Cultural para “prosear” juntamente com os mestres dos congos sobre esta maravilhosa manifestação do povo brasileiro. No dia seguinte à roda de conversa houve o cortejo do congado nas ruas de Gonçalves. Batuques e canções ecoaram pela Mantiqueira reproduzindo a força das expressões culturais negras e referendando, além dos santos congadeiros, princesa Isabel, a libertadora popular da escravidão.


“É em cima do morro. É no fundo da horta! A polícia me prende olerê! A Rainha me solta!!!”


Ações como esta, realizada em Gonçalves, contribuem diretamente para a preservação e valorização desta riqueza de saberes de nossa terra. Que outros municípios possam continuar na corrente de fortalecimento do nosso patrimônio imaterial. Congados, Moçambiques, Folia de Reis, benzimentos, cantorias e cantigas, recomendações das almas, modos de fazer de nossa culinária e tantas outras riquezas de nossas almas clamam por vozes de valor.

#congada #dedodeprosa

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com