Semana Santa tem celebrações online e bancos vazios nas igrejas




As transmissões online de missas e celebrações religiosas se tornaram uma constante durante a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Mas a marca do distanciamento social na expressão da fé fica mais evidente nas celebrações da Semana Santa, um dos períodos mais carregados de simbolismo e que envolve um grande número de atos religiosos.


Uma das imagens mais marcantes vem da Catedral Metropolitana, tradicional símbolo da fé cristã em Pouso Alegre. As missas celebradas com transmissões online mostram os sacerdotes caminhando em meio a bancos vazios. A cena volta a se repertir na tarde desta sexta-feira, 10, às 15h, quando a igreja faz mais uma transmissão ao vivo em sua página oficial no Facebook: a celebração da 'Sexta-feira da Paixão'.





Desde o início das medidas de restrições contra a pandemia de coronavírus, a Catedral Metropolitana cessou as celebrações presenciais. Apesar de aberta para visitação e oração individual em determinados períodos do dia, a Paróquia Bom Jesus, que administra a Catedral, tem pedido para que os fieis permaneçam em casa.


"Durante o período de distanciamento social, para prevenção do Covid-19, a Catedral ficará aberta para sua oração pessoal e visitação. No entanto, clamamos para que você e sua família fiquem em casa, o máximo possível. Estejamos unidos em oração, para que todos os esforços para minimizar e conter a pandemia sejam frutíferos", diz publicação da paróquia aos fieis.

Na noite desta quinta-feira, com a 'Missa da Ceia do Senhor', a Catedral deu início às celebrações que relembram a morte e ressurreição de Cristo, que culminam na celebração da Páscoa, no domingo. Participam das celebrações o Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, o pároco Cônego Vonilton Augusto Ferreira, o vigário paroquial Padre Marcos Eduardo Caliari e o Padre Mário Navarro, também vigário da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre-MG.


Santuário

No Santuário do Imaculado Coração de Maria, também na região central da cidade, as celebrações online começaram às 10h, com a "Novena de Jesus Misericordioso". Às 15h, tem a "Adoração à Santa Cruz" e, às 18h, o "Sermão do Enterro do Nosso Senhor Morto".


Paróquia de São José do Operário

A Paróquia de São José do Operário, no São Carlos, também transmite as missas da Semana Santa em sua página no Facebook. A celebração da Sexta-feira da Paixão também será às 15h. No sábado e no domingo, as transmissões terão início às 19h.


As transmissões online e a abertura em horários determinados para visitação e oração individual se repetem em todas as paróquias da cidade.



Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com