Zema diz que Minas tem apenas 4% das UTIs ocupadas por pacientes com covid-19


Para governador, baixa lotação é resultado das medidas de distanciamento social: "o que indica que as medidas de isolamento em Minas estão funcionando", afirmou



Zema visita hospital de campanha em Contagem - Foto: Agência Minas


O governador Romeu Zema (Novo) disse na manhça desta quarta-feira, 15, que Minas Gerais tem "apenas 4% de suas UTIs" ocupadas por pacientes com covid-19. Segundo ele, os números indicam que as medidas de distanciamento social adotadas no estado estão funcionando.


A declaração do político foi feita durante visita ao hospital de campanha que está sendo montado na Expominas, região Oeste de Belo Horizonte. A estrutura, que teve sua segunda fase entregue esta manhã, segundo o próprio governador, é uma espécie de "reserva" do sistema de saúde para o enfrentamento do surto de COVID-19:


"Não podemos enfrentar uma crise dessas sem estepe. Ninguém viaja sem estepe", comparou.

Durante a visita, apesar de indicar que o sistema de saúde do estado ainda não sofre grande pressão da doença, Zema voltou a indicar que medidas de isolamento não devem terminar antes de junho .


"Tudo que nós falarmos agora sobre o coronavírus está sujeito à mudança. (...) Como está indo até agora é muito provável que até junho nenhuma atividade com aglomeração volte. É provável que as aulas não voltem", projetou

O Hospitald e Campanha

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que a estrutura temporária tem 18mil m² e já conta 288 leitos- um terço do total previsto, que é de 768 leitos: 740 de enfermaria e 28 de estabilização. As vagas foram divididas em três blocos. O amarelo é o que foi entregue nesta quarta (260 leitos de enfermaria, 28 de estabilização). O Azul terá 220 leitos e o Verde, 260, todos de enfermaria. 


Para a construção do hospital de campanha foram empregados mais de mil agentes da PM e bombeiros foram mobilizados para erguer o hospital, que deve começar a receber pacientes no fim de abril. A iniciativa contou com recursos do estado e cerca de R$ 500 mil doados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com