Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Pimentel autoriza construção de laboratório de pesquisa e desenvolvimento em Itajubá

08/05/2018

Pimentel reforçou a importância da parceria para fortalecimento da indústria e melhoria da economia mineira (Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG

 

O governador Fernando Pimentel participou na manhã desta segunda-feira (7), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, da assinatura de contrato para construção do primeiro módulo do Instituto Senai de Inovação – Centro Empresarial de Desenvolvimento de Inovação da Indústria Elétrica e Eletrônica (ISI-CEDIIEE), na cidade de Itajubá, no Território Sul. Serão investidos cerca de R$ 32 milhões pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG).

A iniciativa pretende melhorar a infraestrutura no setor de equipamento elétrico da região, potencializando as ações em pesquisa e desenvolvimento, e aumentando a produtividade e competitividade do Estado no mercado internacional. Durante o evento, o governador Fernando Pimentel reforçou a importância da parceria com a Fiemg e Confederação Nacional da Indústria (CNI) para fortalecimento da indústria e melhoria da economia mineira.

“Eu acho que nós todos aqui temos a mesma intenção, nós queremos melhorar nosso estado, melhorar a qualidade de vida das pessoas, queremos um futuro melhor para os nossos filhos, para os nossos netos, e um Brasil melhor evidentemente. E aí se a gente tem essa boa vontade, se a gente tem capacidade de trabalho que Minas tem de sobra, e se a gente não permitir que a burocracia do Estado e essa tempestade judicial nos atrapalhe, nós damos conta do recado. Não tem crise que bote medo na gente”, disse o governador.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, reforçou a importância de o Estado ser parceiro em investimentos como o anunciado hoje. “É gratificante celebrar este momento de apoio do Governo de Minas Gerais, parceiro estratégico da Fiemg e da Confederação Nacional das Indústrias, para a construção no nosso estado do mais moderno laboratório do setor eletroeletrônico da América Latina e de toda a indústria nacional. Neste ano em que iniciamos a retomada do crescimento econômico, nada melhor do que celebrar ações planejadas para transformar em realidade negócios e oportunidades para todos os mineiros”, comemorou.

O presidente da Confederação Nacional das Indústria, Robson Braga de Andrade, também destacou que inciativas como esta ajudam no processo de recuperação e fomento à economia em Minas Gerais. “Esse ato que nós assinamos aqui é certamente um projeto de desenvolvimento de Minas Gerais. Nós estamos trabalhando para a construção de uma nova indústria, que a gente ainda não sabe ao certo como será no futuro. E só tem uma maneira que nós temos para ajudarmos a construção dessa nova indústria, que é o investimento em tecnologia, em inovação e em pesquisa, movimento que acontece no mundo inteiro, com destaque para as principais economias”, destacou.

Investimento

O laboratório terá capacidade para atender à demanda da indústria elétrica e eletrônica para testes de alta tensão e alta potência. No espaço, serão ofertados diversos ensaios, como tensão aplicada sob frequência industrial a seco e sob chuva, impulso atmosférico e de manobra a seco e sob chuva, tensões combinadas e medições de descargas parciais, por exemplo.

A ideia é que o ISI-CEDIIEE seja referência institucional para soluções inovadoras, pesquisa e desenvolvimento de atividades relacionadas aos setores de energia elétrica, petróleo e gás e de indústrias de máquinas e equipamentos. A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de negócios, emprego e renda. Também permitirá a disponibilização de infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento e a consequente promoção de inovação e geração de novas soluções a serem ofertadas no mercado, contribuindo, inclusive, para a redução de importações.

O deputado estadual Ulisses Gomes destacou a importância do empreendimento para melhoria e desenvolvimento da região. “É uma satisfação vermos esse investimento tão esperado, e que já está em andamento, e a importância que ele é para a região, sobretudo em uma região preparada não só geograficamente, mas também pela capacidade que tem, pela sua mão de obra e pela sua formação. Tenho certeza que essa iniciativa facilitará a atração de grandes investimentos”, reforçou.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), Marco Antônio Castello Branco, valorizou o investimento no setor para desenvolvimento em uma das áreas mais estratégicas para o Estado.

“Assumimos um compromisso com a indústria elétrica porque ela foi identificada como uma das sete indústrias com produtividade superior do que as de São Paulo. E quando veio essa iniciativa de criar um centro estruturado em Minas Gerais de grande capacidade de desenvolvimento e de teste do produto, ela se enquadra dentro do escopo estratégico de fortalecer a indústria onde ela já possui uma produtividade maior do que a média nacional”, explicou.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Em Pouso Alegre e região: Minas Segura prende 6 em 56 operações

28/01/2020

Prefeitura faz recapeamento de 54 ruas no São João

28/01/2020

1/15
Please reload

Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas