Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Retenção de macas no HCSL estaria atrapalhando atendimento do SAMU

24/07/2018

Com macas retidas, atendimentos do SAMU ficam prejudicados (Imagem: reprodução EPTV)

 

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU) estaria sendo prejudicado pela retenção de suas macas no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). Um boletim de ocorrência chegou a ser registrado por conta das retenções se deu até mesmo as macas reservas do SAMU. O HCSL alega que estaria enfrentando dificuldades de atendimento por receber pacientes de outras regiões. 

 

Gustavo Eugênio Martins Marinho, coordenador médico do SAMU afirma que a retenção de macas chega a durar cinco horas, impossibilitando o serviço e atender com a agilidade necessária. "A gente trabalha sempre com tempo resposta e em situações que as macas ficaram retidas cerca de quatro, cinco horas dentro do hospital, isso acaba atrapalhando a logística de um atendimento de emergência", afirmou à imprensa.

 

Em Pouso Alegre, o SAMU possui duas ambulância e quatro macas , sendo duas delas reservas. Sempre que uma maca fica retida, a equipe retorna à base para pegar a reserva. O movimento por si só já compromete a agilidade da equipe, mas chegou-se a extremos de as macas reservas também ficarem retidas, paralisando o atendimento.

 

Temendo uma negativa de atendimento no HCSL, o SAMU registrou um boletim de ocorrência. "Não é contra a instituição, não é contra o parceiro, contra o hospital, e sim um respaldo para a instituição SAMU quanto à questão de uma possível negativa de atendimento", explicou em entrevista à EPTV o gerente regional de logística do serviço,  Júlio César Reis.

 

Segundo o HCSL, um ofício foi encaminhado aos 31 hospitais que integram a rede de urgência e emergência, ressaltando a obrigatoriedade dessas unidades de saúde receberem os pacientes encaminhados pelo SAMU. O HCSL diz acreditar que uma melhor distribuição dos pacientes pode solucionar o problema da retenção de macas.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Em Pouso Alegre e região: Minas Segura prende 6 em 56 operações

28/01/2020

Prefeitura faz recapeamento de 54 ruas no São João

28/01/2020

1/15
Please reload

Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas