Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Mais um bastião retornou ao Céu

28/08/2018

O folião de reis José Brasileu faleceu aos 91 anos. Incansável defensor e difusor da cultura de Santo Reis, deixou seu vasto conhecimento acerca da tradição registrado em livro

 

 

Marcelo Educa, especial para o Jornal O Estado

 

 

José Brasileu, 91 anos, guardião da bandeira de Santo Reis, palhaço folião que por mais de meio século guardou e fomentou a folia de reis no sul de Minas Gerais, desencarnou. Por mais que haja tristeza entre família e amigos é bom lembrar que um folião deixa em nós a memoria de um povo, a cultura ancestral do louvor divino representado na Folia de Reis.

 

Para quem não sabe, os palhaços de Santo Reis (ou bastiões) são responsáveis por proteger a bandeira e ainda solucionar o enigma deixado pelo dono da casa visitada. Por exemplo: se na porta da casa havia o enigma VSR o palhaço decifrava em “Viva Santo Reis!”. Protetor e decifrador de enigmas, assim também viveu José Brasileu que levou tão a sério sua missão que deixou seu saber registrado em livro, descrevendo e até mesmo traduzindo cada encontro de folião que viveu.

 

Defensor da bandeira, difusor da cultura não havia um só dia que não parava para agradecer, os mais de 90 anos de vida onde mais da metade deles dedicados a fé, bandeira e folia. Não deve haver tristeza em nossa escrita, afinal, ela pretende ser semente ou instrumento que amplifica a defesa dessa cultura tão presente aqui em Minas. Ainda que os guardiões recebam seu devido descanso, também é nossa responsabilidade manter a tradição.

 

Sobre Brasileu o que se espera, é que lá do céu olhando pra terra ele esteja a nos abençoar, porque com certeza sua chegada foi com alegria ao encontrar os velhos amigos de folia, que certamente o receberam com cantoria lhe dando agora a maior missão! De hoje em diante Brasileu é símbolo sagrado, defensor e guardião dos segredos mais bonitos dessa vida que são fé e a devoção.

 

E nós que aqui ficamos, de olhar distante relembrando seus passos, prosas e gestos, sabedoria de um ancião. E não nos resta outro desejo de que no tempo de Deus esteja marcado nosso reencontro no céu. Vai com Deus Brasileu, hoje o ceú recebeu mais um bastião!

 

Foliões prestam homenagem a José Brasileu:

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Vice-presidente Hamilton Mourão visita Santa Rita do Sapucaí na próxima semana

15/11/2019

Morre terceira vítima do acidente do Costinha. Criança de dois anos segue na UTI

15/11/2019

1/15
Please reload

Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas