Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Chuvas provocam desabamentos, inundações e deixam desabrigados na região

04/03/2019

 

 

O Carnaval e a maior festa do ano no Brasil, mas para muitas famílias na região o período que era para ser de folia 2019 está sendo de prejuízos e apreensão. Chove sem parar na região desde meados da última semana. Temporais e precipitações intermitentes, aliadas à falta de planejamento dos municípios, provocaram erosões de encostas, derrubaram pontes, casas, alagaram ruas e deixaram dezenas de desabrigados.

 

Itajubá, Muzambinho, Monte Belo e Guaxupé estão entre municípios mais atingidos, mas Pouso Alegre também registrou pontos de alagamentos em bairros como o São Geraldo. A zona rural da área de influência do município também sofre com a lama e enormes dificuldades para escoar a produção agrícola.

 

Parte de uma casa desabou, em Itajubá, durante a chuva que caiu na madrugada de domingo (03). Ninguém se feriu no incidente. Já na manhã de domingo, o Ribeirão Anhumas, que corta a cidade transbordou alagando diversas ruas de regiões próximas.

 

Ainda houve pontos de alagamento nos bairros Avenida, Medicina e Santo Antônio. Era início da tarde de domingo quando a água começou a baixar. Apesar dos alagamentos, as autoridades não registraram nenhuma ocorrência grave.

 

Duas casas desabaram e 10 foram interditadas em Monte Belo

Em Monte Belo, a 161 quilômetros de Pouso Alegre, duas casas desabaram e outras 10 foram interditadas pela Defesa Civil em um terreno sob uma encosta, no bairro Santa Luzia. A erosão, que abriu uma enorme cratera no terreno, começou depois de uma forte chuva na sexta-feira (01). Nesta segunda-feira (04), voltou a chover no local, ampliando  erosão.

 

40 casas alagadas e 60 desabrigados em Guaxupé

A situação também é crítica em Guaxupé, a 186 quilômetros de Pouso Alegre. Uma forte chuva atingiu a cidade na noite de domingo (03). Com o volume de água, o rio que leva o nome da cidade começou a subir por volta das 22h. Ao menos 40 casas foram alagadas no bairro Vila Progresso, onde a água chegou a um metro de altura. Pelo menos 60 pessoas ficaram desabrigadas.

 

A Defesa Civil e o Conselho Municipal de Segurança Pública foram acionados e ajudaram a equipe do Corpo de Bombeiros na retirada das famílias. A água começou a baixar por volta das 2h desta segunda-feira (4). Só então algumas famílias puderam retornar às suas casas. Outras precisaram ir para a casa de parentes.

 

A Prefeitura de Guaxupé disponibilizou um microônibus e uma escola para acolher os desalojados.

 

Pedra do tamanho de um automóvel quase atinge casa, em Ipuiúna

Por pouco, não ocorreu um desastre na zona rural de Ipuiúna. Uma pedra do tamanho de um automóvel médio rolou de um barranco e ficou a metros de atingir a casa de uma família no sábado (02). 

 

A família assistiu tudo de perto. Quando o deslisamento de terra começou, todos perceberam e saíram para ver o que estava acontecendo. Eles viram quando a pedra parou à pequena distância da casa. Após o feriado, a família deve retirar a pedra do local.

 

Ponte é levada pela chuva e acesso à zona rural fica impedido em Muzambinho

As chuvas dos últimos dias fizeram transbordar um córrego em Muzambinho, a 163 quilômetros de Pouso Alegre. O abalo ocorreu entre os bairros Montalverne e São Domingos. A água 'engoliu' a ponte de acesso entre os bairros.

 

Os moradores registraram em vídeo a força da água e como ela precisou de poucos instantes para destruir a ponte por completo. A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) informou que três bairros rurais da cidade tiveram o acesso interditado por conta das chuvas dos últimos dias. 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Veja: grande volume de chuva e lixo provocam alagamento impressionante na Comendador

14/12/2019

Vigilância Sanitária monitora buffet onde teria ocorrido surto de intoxicação alimentar em Pouso Alegre

13/12/2019

1/15
Please reload

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com