Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

IRONCup: combate entre robôs é atração do fim de semana no Sul de Minas

06/03/2019

Competição de robótica no Inatel já está entre as maiores do Brasil (Foto: divulgação)

 

Sabe aquela sensação de que a realidade está cada vez mais parecida com a ficção científica? Pois é, nesse fim de semana, ela tende a ficar à flor da pele com a terceira edição do 'Inatel Robotics National Cup', a IRONCup, o evento de combate entre robôs do Vale da Eletrônica. Se você já assistiu ao filme 'Gigantes de Aço', sabe que, no futuro, super máquinas subirão ao ringue no lugar de obsoletos campeões de carne e osso como Charlie Kenton (Hugh Jackman).

 

Sem o tom bélico, com robôs nem tão avantajados e motivação 100% científica, é mais ou menos isso o que vai acontecer neste fim de semana em Santa Rita do Sapucaí. O evento, que já figura entre os maiores do segmento nacional, vai reunir 400 estudantes de todas as regiões do Brasil e de alguns países da América do Sul entre os dias 8 e 10 de março. 

 

A IRONCup é aberta ao público em geral e acontece no campus do Instituto em Santa Rita do Sapucaí. Em paralelo ao evento, acontecerá um Festival de Food Truck. A competição conta com o apoio da RoboCore, curadora das mais importantes competições da área. A programação completa das competições você confere aqui.

 

“O Inatel entrou definitivamente no calendário anual de competições nacionais como a terceira maior competição do país. O grande benefício desse tipo de evento para os estudantes é a interação com outras equipes e professores. Além de divulgar o nome do Inatel, a IRONCup também é um atrativo de lazer para todo o sul de Minas”, avalia o professor Alexandre Baratella, coordenador do evento.

 

O evento promete disputas acirradas entre os robôs construídos pelos estudantes em 8 categorias, dentre elas o tradicional Futebol de robôs e a acalorada Guerra de Robôs. A novidade para este ano, é a criação de uma nova categoria chamada “desafio inteligente”, em que os robôs devem cumprir uma determinada tarefa e vence aquele que realizá-la em menos tempo.

 

E os estudantes já estão se preparando para as disputas desde o ano passado. Os integrantes da equipe de Robótica do Inatel, a Robotbulls, irão participar em todas as categorias. “A equipe está a todo vapor nessa reta final. Agora é a hora de terminar a montagem, fazer os testes, ajustar os códigos e torcer pra que tudo de certo! Estamos trabalhando para competir em duas categorias novas, que são o Sumô 3kg e Trekking, então estamos muito empolgados”, conta a aluna Nicole Escobar, integrante da equipe.

 

Para o professor Wanderson Saldanha, coordenador da Robotbulls e também da IRONCup, é uma oportunidade extraordinária para os alunos colocarem em prática toda a pesquisa que eles fizeram no último ano em robôs de combate, que embarcam muita tecnologia como inteligência artificial, controle e mecânica. “Vai ser a maior participação da equipe em competições e a expectativa é muito positiva. Toda essa tecnologia aplicada nesses desafios robóticos é transferida para a indústria e para aplicações práticas no nosso dia a dia, então é um grande diferencial para nossos alunos”, completa.

 

IWCA

A IRONCup 2019 integra a programação da 7ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, semana dos cursos de Automação do Instituto. De 11 a 13 de março, serão realizadas palestras, minicursos e demonstrações sobre as mais recentes tecnologias na área abertas aos alunos e público em geral. Confira a programação em www.inatel.br/iwca.

 

Serviço: 3ª edição do Inatel Robotics National Cup', a IRONCup

Data: 8 a 10 de março de 2019

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Vice-presidente Hamilton Mourão visita Santa Rita do Sapucaí na próxima semana

15/11/2019

Morre terceira vítima do acidente do Costinha. Criança de dois anos segue na UTI

15/11/2019

1/15
Please reload

Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas