Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Lombadas eletrônicas serão instaladas "a depender da necessidade", diz Trânsito

20/03/2019

No início da semana, uma lombada eletrônica entrou em operação na Avenida Antônio Mariosa, próximo ao Jardim Yara. Trânsito diz que objetivo é dar mais segurança para a travessia de pedestres. Outros equipamentos podem ser instalados na cidade "a depender da necessidade", informa a pasta. Pregão de 2017 listou 13 pontos em seis vias da cidade para possível instalação dos equipamentos

 

Lombadas eletrônicas funcionam desde segunda-feira (18), na Avenida Antônio Mariosa (Foto: Ascom/Prefeitura) 

 

Funciona desde segunda-feira (18) uma lombada eletrônica de controle de velocidade nos dois sentidos da Avenida Antônio Mariosa, próximo ao bairro Jardim Yara, em um dos acessos ao bairro São João e à MG-290. Instalado sem alarde, o aparelho permite velocidade máxima de 40 quilômetros por hora. O controle obriga os automóveis a reduzir em um local de travessia de pedestres que, agora terão, também, uma faixa elevada para cruzar a pista, instalada em conjunto com a lombada.

 

A Secretaria de Trânsito informa que a instalação dos equipamentos tem o objetivo "de garantir as condições de mobilidade, conforto e segurança dos pedestres". Além disso, a pasta teria identificado "altas velocidades praticadas no local". Quem ultrapassa a velocidade permitida no local já esta sendo multado.

 

Quanto à travessia elevada, a Secretaria afirma que ela segue todos os critérios estabelecidos pela Resolução 738 de setembro de 2018 do Contran, que apontou padrões e critérios para instalação do equipamento em vias públicas.

 

Possibilidade de novas lombadas

A possibilidade da instalação de lombadas eletrônicas em Pouso Alegre já é discutida desde 2017, quando a Prefeitura realizou um pregão de registro de preços para contratação de empresa especializada em monitoramento e gerenciamento de trânsito. Dentre os serviços que poderiam ser contratados, estavam inclusos os medidores de velocidade.

 

Concluído o processo licitatório, no entanto, a Secretaria de Trânsito informou que as lombadas eletrônicas apenas seriam adotadas "após criteriosa avaliação, atentando-se à publicidade do uso de novos equipamentos e ao período de conscientização antes do início da operação". 

 

Na ocasião, a Prefeitura fez de fato a contratação apenas do "sistema de gerenciamento das multas aplicadas pelos agentes municipais de Trânsito e Polícia Militar (por meio de convênio) e talonário eletrônico.

 

No termo de referência do Pregão 83 de 2017, no entanto, foram listados 13 pontos em seis vias da cidade que poderiam receber as lombadas eletrônicas. Elas estavam entre as 10 com maior número de acidentes de trânsito no município, conforme estatística da Polícia Militar registrada no próprio termo de referência para os anos de 2014 a 2016.

 

Vale lembrar que, por se tratar de pregão de registro de preços, a licitação feita pela Prefeitura em 2017 não obriga que o município adquira os produtos e serviços cotados na licitação. Os preços ficam registrados, mas o município só faz a compra se quiser.

 

Questionada sobre a possibilidade de instalação de novas lombadas, a Secretaria de Trânsito foi vaga: "Sim, a depender da necessidade de implantação e sua compatibilização com os estudos de viabilidade técnica presentes nas normativas em vigor", pontuou.

 

 

 

As vias listadas no pregão de 2017* para instalação de lombadas eletrônicas eram as seguintes:

 

a) Equipamento medidor de velocidade do tipo fixo

- Avenida Pinto Cobra – próximo aos números 552 (2 faixas) e 1.020 (2 faixas)

- Avenida Alferes Gomes de Medela – próximo ao número 1.002 (2 faixas)

- Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira defronte ao número 3.660 (4 faixas) - Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira defronte ao número 5.097 (2 faixas) - Avenida Vereador Hebert Campos – Dique II - s/nº (4 faixas)

 

b) Equipamento medidor de velocidade do tipo fixo conjugado com display eletrônico

- Avenida Pinto Cobra - próximo aos números 1.814 (2 faixas) e 1.875 (2 faixas)

- Avenida Vicente Simões – próximo aos números 686 (2 faixas) e 492 (2 faixas) - Prefeito Olavo Gomes de Oliveira - próximo ao nº 5.534 (04 faixas)

- Avenida Antônio Mariosa – próximo aos números 325 (2 faixas) e 1530 (2 faixas

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Motociclista se choca violentamente contra mureta na Fernão Dias e morre na hora

17/11/2019

Polícia chega a suposta quadrilha de assaltantes que estaria agindo em Pouso Alegre e região

16/11/2019

1/15
Please reload

Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas