Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Planalto chega com festa: 48 ônibus vão rodar em 26 linhas, wifi e aplicativo ficam para depois

31/03/2019

 

 

 

Adevanir Vaz - especial para o R24

 

Nas últimas três décadas, quando os pouso-alegrenses pensavam em transporte público vinha automaticamente um nome à cabeça: 'Princesa do Sul', a concessionária que administrou o serviço durante todo esse período. A partir de segunda-feira (01), isso muda. A viação Expresso Planalto, do grupo CSC, passa a operar o serviço concedido pela Prefeitura por meio de concorrência pública.

 

Leia também:

>> Expectativa e desconfiança: os desafios que aguardam a Planalto em Pouso Alegre

 

>> Engavetamento na Fernão Dias deixa uma vítima fatal e interdita rodovia por 7 horas

 

De acordo com o diretor de negócios do grupo CSC, Roberto Torres, na segunda-feira, os pouso-alegrenses vão contar com 48 ônibus (além de oito reservas) que vão circular por 26 linhas. A operação começa reproduzindo o mesmo quadro de horários atendido atualmente pela Princesa do Sul. A diferença, segundo o executivo, é que, agora, a totalidade da frota exigida no contrato de concessão estará na rua, o que não vinha acontecendo.

 

A Expresso Planalto teria até 180 dias para começar a operar o transporte público a partir da assinatura do contrato, ocorrida em dezembro, mas o cronograma precisou ser cortado pela metade. A Princesa do Sul, que atendeu o serviço nos últimos meses por meio de um contrato de emergência, sinalizou que não teria condições de prosseguir por tanto tempo.

 

Com o prazo enxuto, até mesmo a produção dos 56 ônibus novos encomendados da Mercedez-Benz precisaram ter sua produção antecipada nas linhas de montagem. No final de fevereiro, a montadora entregou os 41 ônibus do modelo OF 1519 e 15 micro-ônibus LO 916. Ao todo, a Planalto afirma estar investindo R$ 25 milhões para iniciar sua operação em Pouso Alegre.

 

Com prazo de início encurtado pela metade, até o cronograma de produção dos ônibus precisou ser acelerado pela Mercedez-Benz (Imagem: R24) 

 

A frota novinha em folha tem potencial para impressionar os pouso-alegrenses, acostumados aos problemáticos veículos da Princesa do Sul. Mas nem tudo saiu como o esperado. Os itens tecnológicos anunciados com alarde pela empresa, como o wifi e o aplicativo para acompanhamento em tempo real das rotas de viagens vão entrar em operação nos próximos meses.

 

"O que vai passar a funcionar na segunda-feira é o ônibus. Na segunda-feira, nós temos ônibus. Nos próximos dias, e aí eu não vou fazer cronograma, porque nós nos penalizamos muito para cumprir esse prazo de 90 dias. Então, dentro dos próximos 90 dias, nós colocamos os outros apetrechos tecnológicos", explicou Roberto Torres ao R24.

 

Os 'apetrechos tecnológicos' referidos pelo executivo são os seguintes: câmeras de reconhecimento facial e Wifi, equipamentos que estarão presentes em todos os ônibus, e um sistema de monitoramento de percurso, através de um aplicativo disponibilizado aos usuários. Há ainda a previsão de instalação de três painéis digitais para acompanhamento de percurso, dois na Avenida Duque de Caxias e um próximo à Casa da Cultura Menotti Del Picchia. 

 

"Hoje, Pouso Alegre passa a viver um novo momento no transporte público. (...) Hoje é dia de festa, vocês nos desculpem o transtorno que nós vamos causar, mas é por uma boa causa. Nós temos que mostrar para a população que Pouso Alegre está no rumo certo, que é uma cidade empreendedora e que você faz parte desta cidade. Vamos juntos, vamos comemorar", disse um entusiasmado Rafael Simões (PSDB) em vídeo que postou nas redes sociais de dentro do micro-ônibus que puxava a fila da carreata organizada pela empresa Planalto na manhã deste sábado (31).

 

Eleito tendo na solução do transporte público uma de suas principais plataformas, o prefeito tem consciência de que o êxito da empresa pode consagrar seu primeiro mandato à frente do Executivo. 

 

Festa de chegada

A carreata da quel o prefeito participou passou pelas principais vias do município, em um percurso de duas horas. Foi o evento abre-alas da festa organizada pela Planalto para apresentar-se aos pouso-alegrenses. Depois do tour, os veículos ficaram em exposição no pátio do terminal rodoviário, onde a empresa patrocinou um show com a artista Ediana Maskaro, e um playground completo para a criançada. Milhares de pessoas compareceram ao evento.

 

Cartão de visitas entregue, a partir de segunda-feira, usuários e a empresa de transporte inciam um relacionamento previsto para durar ao menos 20 anos. Neste casamento forçado, estão envolvidas cifras de cerca de R$ 200 milhões (valor estimado do contrato) e o deslocamento diário de milhares de pessoas. Será um matrimônio bem-sucedido? O tempo dirá...

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Decreto proíbe fogos de artifício barulhentos em Pouso Alegre

10/12/2019

Com mais seis equipamentos, parquinhos chegam a 27 regiões da cidade

09/12/2019

1/15
Please reload

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com