Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

O santo pão de cada dia

27/08/2019

 

 

A Escola Profissional e os cursos gratuitos de panificação

 

“Cuidarão das crianças como da pupila dos seus olhos” 
São Ludovico Pavoni

 

Curso gratuito de panificação na Escola Profissional forma e inspira 

 

Amigo inseparável do café da manhã, o pão francês é um dos alimentos mais consumidos do mundo. No Brasil, e em especial Minas Gerais, na primeira refeição do dia, ele costuma ser acompanhado de manteiga, café e leite. Por comum e presente que seja, o pãozinho nosso de todo dia desperta uma enorme lista de preferências. Cada um tem seu pãozinho preferido . Se for preciso andar longas distancias para chegar ao pãozinho ideal, que seja. 


A história do pão remonta ao início da civilização e ao domínio de uma das culturas que abriram as portas para o fim da vida nômade e início da vida em sociedade: o trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Acredita-se que foram os egípcios, há cera de 9 mil anos, o primeiro povo a assar o pão no forno. Mais tarde, também eles descobririam o fermento.


Milhares de anos depois, o pão é uma daquelas culturas culinárias com forte pegada regional. E na esteira do renascimento do regionalismo e todas as suas dimensões, tradicionais profissões da alimentação, que há muito tempo estavam esquecidas, voltaram com força total, em novas roupagens: padeiro, açougueiro, agricultura orgânica, confeiteiros, boleiros, churrasqueiros, entre outros. 


A memória dos sabores e dos gostos são despertadas pelos aromas das comidas. Quando se passa em frente a uma padaria, o cheiro de pão fresco é como uma anunciação de que está na hora do café da manhã ou da tarde. Em Pouso Alegre, a tradicional Escola Profissional oferece cursos gratuitos de panificação, preparando jovens para lidar com esta belezura da culinária mundial e empreender com u vasto leque de técnicas. 

 

 


Visitei a Escola Profissional para conhecer o curso. Fui muito bem acompanhado pelo gestor da escola, Padre André Callegari, e pela coordenadora dos cursos, Vanderleia Souza. Sem duvida é uma dádiva para Pouso Alegre contar com este patrimônio cultural e educacional, que leva, além da capacitação profissional a jovens e adultos, a mensagem de amor do Santo Ludovico Pavonni, o padroeiro do centro de ensino profissional.


Segundo a nutricionista da Escola Profissional, Elaine Cristina, o curso de panificação teve inicio em abril de 2007. Desde então, forma duas turmas todos os anos, atendendo, gratuitamente, pessoas de todas as classes sociais. Criado para capacitar e profissionalizar pessoas para o mercado de trabalho, ele tem carga horária de 400 horas, com aulas de segunda à sexta-feira, com 4 horas  de duração.

 

 

Execução das Ações
Em 2018, a escola realizou o projeto 'Talento na Cozinha'. A ação contou com a participação de 25 alunos no primeiro semestre e outros 25 segundo semestre. O mesmo se deu em 2019. A ideia inicia do curso era atender as turmas durante a tarde, mas a grande procura levou a instituição de ensino a abri vagas extras, em um curso semelhante no período noturno.


Enquanto forma profissionais, a escola aproveita o produto dos cursos de panificação e confeitaria em seu projeto de educação integral, garantindo assim o pãozinho diário do alunos, doces e salgados para o calendário escolar.

 


 
Faz parte do Conteúdo Programático:

> O núcleo mais importante é: Panificação (teoria e prática), Confeitaria (teoria e prática), Salgado (teoria e prática);
> Palestras com psicólogos; representantes da Vigilância Sanitária; Segurança no Trabalho;  Empreendedorismo; Relacionamento Interpessoal; entre outras.
> A presença da Nutricionista na Escola Profissional nos últimos dois anos permitiu acompanhar o curso em aspectos importantes como Higiene Pessoal, Ética e Cidadania, Higienização e Manipulação de Alimentos, Alimentação e Nutrição;
 
Alguns produtos a serem trabalhados:
>> Panificação:
- Pão francês, pão doce, pão de hambúrguer, pão de hot dog, pão de forma, pão de cebola, pão de alho, pão de cenoura, pão de batata, pão de queijo, pão de centeio, pão de milho, pão integral, pizza, baguete, baguete recheada, biscoitão, biscoito pipoca, ciabata, pão de banha, pão de aveia, croissant, pré-misturas, iniciação à fermentação natural, panetones.


>> Confeitaria:
- Conceito, equipamentos e utensílios, pão de ló, pão doce, petit four, roscas doces, salgadas, lisas, com creme, recheada ou não, bolos caseiros, bolos confeitados (básico), broa airosa, tortas, bombas, carolina, sonhos, brioches, sequilhos, recheios para bolos, ganach, pudins, suspiros, biscoito champagne, pré-mistura.


>> Salgados:
- Risoles, empadas, pastéis, esfirra, cigarrete, tortas salgadas, enroladinhos recheados, empadão, entre outros...
 
Outras considerações sobre o curso
O curso de alimentação, em parceria com o SESI, procura atender a demanda do mercado, contemplando os que buscam na instituição uma possibilidade de se capacitar, se qualificar ou aperfeiçoar-se no ramo de Padaria e Confeitaria. É, portanto, uma caminho possível para reinserção no mercado de trabalho.


A Associação das Obras Pavonianas reconhece na parceria com o SESI o caminho certo para concretizar esse objetivo comum junto ao público em situação de vulnerabilidade social. Muitos desses alunos já conquistaram emprego em padarias da cidade.


Madre Tereza de Calcutá disse um dia com sua sede de solidariedade, “o que eu faço é simples: ponho pão nas mesas e compartilho-o". Um pão, um padeiro, um oficio, levando amor e saciando a alma de quem o saboreia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Mulher tenta matar namorado, troca tiros com a polícia e é baleada

20/11/2019

Homem bota fogo no automóvel da esposa após discussão

20/11/2019

1/15
Please reload

Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas