Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Confirmado primeiro caso de sarampo em Pouso Alegre

17/09/2019

Caso foi confirmado pela Fundação Ezequiel Dias no dia 2 de setembro, mas só foi divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde. Outros cinco casos estão sendo investigados

 

1 caso de sarampo confirmado em Pouso Alegre, 5 sob investigação e dois descartados  - Imagem: ilustração 

 

Foi confirmado nesta terça-feira, 17, pela Secretaria Municipal de Saúde o primeiro caso de sarampo em Pouso Alegre. O paciente é um jovem de 17 anos que teria contraído a doença durante uma viagem ao Estado de São Paulo.

 

O diagnóstico foi confirmado pela Fundação Ezequiel Dias em 2 de setembro. O R24 questionou a secretaria por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, em 9 de setembro, mas só obteve a confirmação nesta terça.

 

Outros casos sob investigação

Conforme divulgado pelo G1 Sul de Minas, portal de notícias da Rede Globo, outros cinco casos estariam sendo investigados na cidade. Outros dois já teriam sido descartados.

 

Unidades de Saúde ficam abertas até mais tarde
Nas últimas semanas, a Prefeitura de Pouso Alegre tem estendido o horário de atendimento em unidades de saúde para ampliar a cobertura vacinal da população contra o sarampo e outras doenças.

Veja os horários alternativos de funcionamento:

 

> A unidade básica de saúde do Bairro Esplanada estará aberta no próximo sábado (14), das 7h às 16h30,

> Os postos de saúde do Bairro Pão de Açúcar e do Cidade Jardim permanecem abertos às quartas-feiras, das 8h às 18h30

> No Jardim Brasil I, a unidade de saúde fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20

> No Posto de Puericultura, no Centro da cidade, o funcionamento continua de segunda' a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Quem deve ser vacinado
Crianças com menos de 1 ano devem tomar a dose zero. Quem tem de 1 a 29 anos precisa ter tomado duas doses e quem tem de 30 a 49 anos precisa ter tomado pelo menos uma dose.

Para se vacinar, os usuários devem estar munidos de um documento de identificação com foto e do cartão de vacinação.

 

Risco de surto no Estado

O último boletim estadual sobre o sarampo foi divulgado no dia 11 de setembro. Desde o início do ano, foram notificados 489 casos suspeitos de sarampo provenientes de 135 municípios no estado de Minas Gerais. Destes, 183 foram descartados, 288 estão em investigação e 18 casos foram confirmados. A pasta não descarta o risco de surto e tem adotado medidas para impedir o avanço do vírus.

Sobre o sarampo
O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

No quadro clínico clássico, as manifestações incluem tosse, coriza, rinorréia (rinite aguda), conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral). A evolução da doença pode originar complicações infecciosas com amigdalites (mais comum em adultos), otites (mais comum em crianças), sinusites, encefalites e pneumonia, que podem levar à óbito. As complicações frequentemente acometem crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções (ou aerossóis) presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode se manter em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.

 

 

 

Tags:

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Polícia persegue carro roubado pela BR-459 e Fernão Dias e resgata vítimas de assaltantes

11/11/2019

Morre diácono que se envolveu em acidente a caminho de Pouso Alegre

09/11/2019

1/15
Please reload

Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas