Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

O dia seguinte em Santa Rita do Sapucaí: escolas e creches fechadas, famílias desalojadas

25/10/2019

 

Bombeiros atendem ocorrências no dia seguinte à tempestade que assolou Santa Rita do Sapucaí - Foto: Corpo de Bombeiros 

 

Atualizado às 18h44

 

Os moradores de Santa Rita do Sapucaí acordaram atordoados nesta sexta-feira, 25. Depois do temporal que atingiu a cidade no final da tarde de ontem (24), esta sexta-feira foi dia de avaliar os estragos e iniciar a reconstrução do que foi destruído pela chuva.

 

O governo do Estado já anunciou apoio à cidade e uma reunião entre autoridades de segurança e lideranças políticas da região, comandada pelo secretário de Governo Bilac Pinto, discute estratégias para enfrentar a crise.

 

Além do cenário de destruição, os primeiros impactos objetivos foram o fechamento de algumas escolas e creches, comércios e empresas. A Defesa Civil ainda não divulgou uma contagem final das ocorrências. 

 

No final do dia, o Corpo de Bombeiros informou já ter atendido ao menos 111 ocorrências, dentre eles o de seis famílias que estariam desabrigadas. Elas seguiram para a casa de parentes.

 

A ocorrência mais grave foi a morte de uma mulher de 43 anos. Ela foi atingida por uma árvore, próximo a um rio, na zona rural da cidade.

 

Reunião de emergência entre autoridades de segurança e lideranças políticas da região, comandada pelo secretário de Governo Bilac Pinto, discute estratégias para enfrentar a crise

 

Escolas suspendem aulas

Das 24 escolas da cidade, ao menos 10 suspenderam as aulas nesta sexta-feira. Maria Cleusa da Silva, diretora de Projetos Pedagógicos do município, afirma que todas as escolas e creches sofreram danos com as chuvas, mas em algumas, os estragos foram maiores e comprometeram as atividades normais. A previsão é que as aulas sejam retomadas na segunda-feira.

 

A Prefeitura divulgou nota, informando que está organizando o atendimento aos afetados pelo temporal. Uma reunião com órgãos de segurança e do governo do Estado discutiu linhas de atuação. Está em andamento um levantamento para verificar o número de famílias desalojadas. 

 

Quem estiver nesta situação, deve se dirigir ao Centro de Referência para Assistência Social (Cras), na Rua Coronel Francisco Moreira da Costa, 183 - Centro, ou entrar em contato nos telefones 3471-0218 ou 3471-1249.

 

Zema se solidariza e promete ajuda

O governador Romeu Zema prometeu ajudar e se solidarizou com o município.

"Gostaria de me solidarizar com toda a população de Santa Rita do Sapucaí que foi atingida fortemente por uma chuva de granizo nesta quinta-feira, ocasionando inclusive a perda de uma vida. A nossa Defesa Civil estará avaliando a situação, os danos, pessoas que precisam de alguma ajuda, e estaremos fazendo o possível para atender a cidade. O governo do estado estará acompanhando e aquilo que estiver ao nosso alcance será feito", comentou.

 

Os estragos

Precisar os danos causados pela tempestade desta quinta-feira em Santa Rita do Sapucaí pode levar dias, mas há casos que chamam a atenção. É o caso de um posto de combustível cuja estrutura desabou com a força dos ventos. Houve ainda uma empresa, às margens da BR-459, que teve parte da estrutura derrubada.

 

Casas foram destelhadas, árvores caíram, em alguns casos em cima de carros, causando grandes prejuízos. Mas nenhuma ocorrência tão triste quanto a que vitimou uma mulher de 46 anos, atingida por uma árvore que caiu durante o temporal. Ela tentava se abrigar debaixo da planta durante a chuva, mas morreu no local, quando esta a atingiu ao ser derrubada pelo vendaval.

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Mulher tenta matar namorado, troca tiros com a polícia e é baleada

20/11/2019

Homem bota fogo no automóvel da esposa após discussão

20/11/2019

1/15
Please reload

Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas