Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Sesc e Senac convocam manifestação em defesa das entidades

14/11/2019

Unidade do Sesc em Pouso Alegre atende ao público - Foto: Divulgação 

 

Uma ação encabeçada pela Fecomércio MG deve ter repercussão em Pouso Alegre. Em defesa do trabalho desenvolvido pelo Sesc e Senac, os representantes do comércio estão convocando uma manifestação para o dia 19 de novembro, no que está sendo chamado de Dia S. O município será uma das 32 cidades mineiras no mapa da mobilização, Por aqui, ela deve ocorrer às 14h, na Praça Senador José Bento.

 

A ação da Fecomércio é um desdobramento da campanha “Trabalho que valoriza o Brasil”, lançada em outubro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O movimento é uma tentativa de consolidar a atuação da Fecomércio, Sesc e Senac em todo o Brasil, "incentivando à população a aderir a um abaixo-assinado em apoio às atividades do Sistema Comércio. O objetivo é coletar 1 milhão de assinaturas no Brasil", afirma a CNC.

 

No ponto alto do lançamento da campanha, foi veiculado um comercial no intervalo do Jornal Nacional, na Rede Globo. O ex-técnico da seleção brasileira de vôlei e atual técnico do Sesc-RJ, Bernardinho, é o embaixador da ação.

 

Reação a ameaça de cortes

O trabalho de imagem e a mobilização proposta pela CNC é uma reação às ameaças de cortes do governo federal para o Sistema S, do qual o Sesc e o Senac fazem parte. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já chegou a propor uma redução de até 50% nos repasses, que têm origem em contribuições fiscais que incidem sobre a folha de pagamento das empresas, com alíquotas que variam entre 0,2% e 2,5%.

 

Recentemente, o governo já reviu a proposta inicial e tem falado em um corte gradativo que deverá alcançar algo em torno de 20%. Mas a CNC não endossou o acordo ao qual algumas entidades do Sistema S aderiram.

 

O Sistema S

O que ficou conhecido como Sistema S é um conjunto de instituições corporativas voltadas para treinamento profissional, pesquisa e assistência técnica e social.

 

Sua origem remete ao governo de Getúlio Vargas, que em janeiro de 1942 decretou a criação de uma instituição com objetivo de formar profissionais para a crescente indústria nacional. Assim nasceu o Senai. De acordo com a lei, a nova instituição seria mantida com recursos dos empresários e administrada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

 

O Sistema Comércio em Minas

Integrados ao Sistema Fecomércio MG, o Sesc e o Senac em Minas são responsáveis por milhões de atendimentos desde 1946 – ano de criação das entidades – e pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos em sete décadas de funcionamento, afirma a entidade.

 

Presente em todas as regiões do Estado, o Sesc em Minas conta com 27 unidades fixas e 11 unidades móveis. De acordo com a instituição, em 2018, foram acolhidos 4,1 mil alunos desde à alfabetização até o reforço no contraturno escolar.

 

Além disso, destacou-se pela quantidade de atendimentos de saúde: quase 460 mil em unidades fixas e empresas, mais 101 mil nas unidades móveis, que contemplam projetos como Sesc Saúde Mulher, OdontoSesc e MedSesc Oftalmologia.

 

Já o Senac em Minas, em 2018, ofereceu a 113 mil alunos de 169 municípios mineiros mais de 173 cursos presenciais, desde a formação inicial básica até o ensino superior, além de palestras e workshops. Esse portfólio diverso só foi possível graças a vasta estrutura da instituição, que reúne 40 unidades educacionais; o Hotel Escola Senac Grogotó e a Pousada Escola Senac Tiradentes; três restaurantes-escola; e 12 carretas-escola Senac Móvel, que circulam pelo Estado para ofertar cursos profissionalizantes.

 

 

Convocação feita pela entidade que circula nas redes: 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Decreto proíbe fogos de artifício barulhentos em Pouso Alegre

10/12/2019

Com mais seis equipamentos, parquinhos chegam a 27 regiões da cidade

09/12/2019

1/15
Please reload

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com