Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Por segurança, Prefeitura constrói muro em torno da Policlínica do São Geraldo

22/11/2019

Muro em torno da Policlínica tenta barra vândalos e ladrões - Foto: Ascom/PMPA

 

 

A Prefeitura de Pouso Alegre está na fase final da construção de um muro no entorno da Policlínica do São Geraldo. A obra é uma tentativa de tornar mais segura a unidade de saúde, alvo constante de vândalos e até de assaltantes. A expectativa é que ele fique pronto até o final de novembro.

 

Com quase 100 metros de extensão, "o muro tem um importante papel na garantia da segurança do prédio (patrimônio) e dos usuários que utilizam a Policlínica como referência em atendimento médico especializado e procedimentos mais complexos como cirurgias de catarata", garante a Prefeitura. 

 

Unidades de saúde alvos de furtos

Ataques de vândalos e ladrões às unidades de saúde do município têm exposto a vulnerabilidade do setor. As mais recentes ocorrências se deram na unidade de saúde Sebastião Reis, no bairro Jardim Guadalupe, em setembro. O local chegou a ser invadido duas vezes em uma semana. Equipamentos de informática e de saúde foram levados, mas os ladrões acabaram devolvendo parte dos itens roubados em um gesto inesperado.

 

Em 2018, prefeitura pediu crédito especial para a Câmara

Curiosamente, a conclusão do muro no entorno da Policlínica se dá praticamente um ano depois de a Prefeitura ter pedido à Câmara a abertura de crédito especial para sua construção. À época, dezembro de 2018, foram pedidos R$ 92 mil, já que os recursos e a obra não estavam previstos no orçamento daquele ano.

 

A Prefeitura justificou aos vereadores que havia "extrema necessidade de aumentar a segurança "objetiva e subjetiva da Policlínica", uma vez que a unidade vinha sendo alvo da "ação de vândalos, (o que) tem comprometido seriamente a segurança das instalações (...) bem como a segurança dos usuários e dos profissionais que ali trabalham".

 

Ataques de vândalos e furtos

Desde 2017, a Policlínica foi alvo de ao menos duas ações de vandalismo e furtos que  ganharam maior repercussão. A última delas ocorreu em agosto de 2017, quando bandidos invadiram a unidade de saúde e levaram um computador que continha informações vitais para o funcionamento da unidade.

 

Antes da construção do muro, a Policlínica era resguardada apenas por um alambrado, já bastante prejudicado pela ação dos vândalos e do tempo. A Polícia Militar também afirma fazer rondas frequentes. A barreira física, no entanto, é vista como medida complementar fundamental para conter os ataques contra o prédio. Atualmente, a unidade também é guardada por um vigilante armado 24 horas por dia, em regime de revezamento.

 

Na última ação que se teve notícia dos vândalos, a Prefeitura afirmou que o pátio da Policlínica era invadido de forma contumaz: "[O] pátio da unidade é frequentemente invadido durante à noite por marginais, principalmente traficantes e usuários de drogas. Como a grade de proteção foi totalmente depredada na parte dos fundos, o acesso é facilitado pela própria localização, próxima a áreas de alto índice de criminalidade e reconhecida vulnerabilidade social", registrou o informe distribuído à imprensa.

 

Funcionamento

Além de abrigar a policlínica, onde são feitos atendimentos de especialidades médicas diversas à comunidade, o prédio dá guarida à Unidade Materno-infantil, referência no atendimento às gestantes e bebês. A Policlínica funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 22h. Ela  Rua João Sabino de Azevedo, nº 373/bairro São Geraldo. O telefone é o: 3422-8315.

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Decreto proíbe fogos de artifício barulhentos em Pouso Alegre

10/12/2019

Com mais seis equipamentos, parquinhos chegam a 27 regiões da cidade

09/12/2019

1/15
Please reload

Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas
Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com