Banners_Portal_Capitólio_750x160.jpg

Carnaval em Pouso Alegre terá 8 blocos e expectativa de 7 mil foliões

30/01/2020

 

Oito blocos vão às ruas de Pouso Alegre entre os dias 21 e 25 de fevereiro - Foto: R24/ Arquivo

 

O Carnaval 2020 em Pouso Alegre vai ser mais uma vez puxado pelos blocos. Desde 2017, o município abriu mão dos desfiles das escolas de samba e aposta nos blocos como ancoragem para a folia. Este ano, oito deles já se preparam para a festa. A expectativa é que até 7 mil foliões brinquem o carnaval pouso-alegrense, entre os dias 21 e 25 de fevereiro.

 

As informações foram divulgadas na noite desta terça-feira, 29, em uma coletiva de imprensa na sede da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, a Acipa. O encontro reuniu a diretoria da associação, a superintendente municipal de Cultura, Regina Franco, e representantes dos blocos.

 

 

Esquenta

Antes do carnaval, no dia 15 de fevereiro, os blocos se reúnem em um 'esquenta' na Praça Senador José Bento, a partir das 10h. O evento é organizado pela Acipa e deve contar com cervejarias artesanais e atrações musicais. 

 

Veja como ficou a programação do Carnaval 2020 em Pouso Alegre:

 

> 21 de fevereiro, sexta-feira

Carnacarlinhos

Horário: 17h às 22h

Concentração: Rua Cel. Ribeiro/ Monsenhor Dutra

 

> 22 de fevereiro, sábado

Leões do Horto

Horário: 14h às 20h

Concentração: Tuany Toledo (Sicoob)

 

Caminhada Boteco

Horário: 15h às 22h

Concentração: Bar do Afonso (Santo Antônio)

 

Pinto da Manhã

Horário: 16h às 22h

Concentração: Casa da Cultura

 

> 23 de fevereiro, domingo

Folia dos Reis

Horário: 13h às 20h

Concentração: Colégio São José

 

Bloco da Vaca

Horário: 12h às 18h

Concentração: Barracão do Mandu

 

> 24 de fevereiro, segunda

Barbas do Profeta

Horário: 14h às 22h

Concentração: Praça Senador José Bento (Literário)

 

> 25 de fevereiro, terça

Samba Brazucas

Horário: 14h às 22h

Concentração: Kid Festas

 


Se inspirando em BH
Além de divulgar o evento para este ano, a diretoria da Acipa anunciou um plano para estimular o carnaval local nos próximos anos. A ideia é se inspirar na festa de Belo Horizonte, que nos últimos anos tornou-se uma das grandes referência nacionais quando o assunto são os blocos de carnaval. 

 

A ideia é criar um núcleo setorial na associação para discutir estratégias de fomento e estímulo à festa. Uma comissão seria formada, com representantes do comércio, blocos e poder público para comhecer o exemplo de Belo Horizonte.

 

A escolha da capital mineira não se dá por acaso. Ém 2020, ela deve atrair 4,6 milhões de foliões para o Carnaval. A movimentação de pessoas fará girar também a roda da economia, injetando R$ 615 milhões em negócios, serviços e comércio.

 

Mas para que a festa ocorra é necessária uma contrapartida do município, ainda que modesta na comparação com o montante injetado na economia. Atualmente, a Prefeitura de BH subsidia os blocos locais com R$ 850 mil divididos por cerca de 100 blocos. Em compensação, arrecada milhões com a festa.

 

Esse é um dos pontos que a associação pretende mudar na estrutura atual do carnaval de Pouso Alegre, que hoje não conta com apoio financeiro do município, apenas apoio logístico, de estrutura e segurança. Os argumentos estatísticos e financeiros vindos de BH podem ajudar a associação a convencer o Executivo a rever essa postura.

 

A superintendente municipal de Cultura não vê barreiras para abrir a discussão. "Eu acredito muito. Tanto é que essa ideia do Rolando de ir até Belo Horizonte, nós queremos ir juntos. Eu acho que a cidade ganha. Para [não] chegar em um ponto em que as pessoas falam: 'não vou ficar em Pouso Alegre, porque não tem Carnaval'. Tem. É o que a gente quer. Implantar um Carnaval democrático, com todo mundo participando", conclui Regina Franco.
 

Tags:

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Motociclista morre em batida com caminhão na BR-459, em Santa Rita do Sapucaí

03/04/2020

Pouso Alegre não tem novos casos confirmados de Covid-19

02/04/2020

1/15
Please reload

Avenida Dr. Lisboa, 334, Sala 2
CEP: 37550-110 | Pouso Alegre (MG)
Comercial: (35) 99931-8701 | (35) 3422-2653
comercialredemoinho24@gmail.com
Redação: (35) 3422-2653
redemoinho24@gmail.com
Editado por Capitólio Ass. E. R. Públicas